Exposições
Exposição "Portugal nas trincheiras – a I Guerra da República" no Museu da Presidência.
“RESISTÊNCIA. Da alternativa Republicana à luta contra a Ditadura (1891-1974)”
Um blog com seriedades, muitas banalidades, algumas frivolidades,pechisbeque, chá e torradas. Que me diverte.
posted by M Isabel G at 22.2.10
5 Comments:
Mas o que é que eu vou fazer a essa exposição Miss Pearls ? Ver os portugueses que foram levados para as trincheiras para morrer, apenas para que a embrionária república de Afonso Costa se pudesse mostrar e pavonear perante o Mundo? Ver fotos de um Portugal novamente empobrecido, contrariando o trabalho de recuperação encetado por D. Carlos a partir de 1891, e que na guerra foi matar (literalmente) as angustias de muitos concidadãos nossos? Coitados dos “joguetes” às mãos daqueles revolucionários assassinos…
Festejamos 100 anos de quê ? 16 anos de I república fratricida, de caos e labregos nas proximidades do poder? 48 de Ditadura, falta de liberdade, atraso, etc ? Ou serão 36 com Freeports, Faces Ocultas, de uma péssima Justiça, de uma péssima economia...?
À parte do bom que Portugal Constitucional que sempre tivemos antes de 1910, quer rico, quer como exemplo de progresso em direitos humanos (Reinados de D. Maria II, de D. Luís I, etc), à parte do prestígio de um D. Carlos, à parte dos países mais desenvolvidos do mundo em IDH serem monarquias, diga-me o que temos a festejar (de 100 anos à escolha) para eu ir à exposição que recomenda...?
Cumprimentos.
Caro leitor,
Podemos ver isso tudo e o seu oposto.
Quem sou eu para lhe dizer o que quer que seja??
Uma sugestão: não vá a nenhuma destas exposições.
Por mim, gosto de ir. Para concordar ou vir de lá espumar com o que vejo.
Mas agradeço-lhe na mesma o seu comentário gentil e educado, coisa rara hoje em dia.
Permita-me corrigir o local da
exposição, Portugal nas Trincheiras, que terá lugar no
espaço do antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres, na R.da Escola Politécnica,nº 60.
Perdoe-me se me exaltei. Mas na mais pura realidade, e até por uma razão de pura lógica e conhecimento/encadeamento histórico, revolta-me estarmos a comemorar esta república que nos foi imposta à força, a qual me abstenho de adjectivar para manter a elevação neste elegante blogue. As pessoas nem sabem o que estão a comemorar (veja os exemplos supra), mas que de bom nada trás a Portugal e que me deprime com a sua vulgaridade e falta de conteúdo. Tínhamos uma democracia tão mais evoluída até 4/10/1910 e no dia imediatamente a seguir perdeu-se tudo...em particular as mulheres (a quem foi removido o direito de voto). Logo a matriz em que estamos é falaciosa e pouco robustecida...
Respeitosamente apresento-lhe os melhores cumprimentos.
Ora ora, volte sempre:)
Compreendo a sua observação, mas não era minha intenção fazer juízos de valor históricos com estas exposições.
Os meus cumprimentos
Enviar um comentário
<< Home