quinta-feira, junho 7

Distracções


"Um blog não supõe uma unidade essencial, nem coerência, nem - às vezes - sentido absolutamente nenhum. Portanto, a recolha aqui feita não pretende ser representativa nem triunfante. Aliás uma das coisas que mais me preocupa hoje, em Portugal, é a tendência para que a opinião individual desapareça diante das chamadas "opiniões maioritárias" - é cada vez mais rara a figura do colunista, do cronista ou do cidadão comum que arrisca a sua opinião sem cuidar das consequências e do desprestígio que uma "má opinião" lhe pode trazer. Alguns, perdem o emprego. Outros, perdem a consideração das maiorias. (...)"
Começa assim o livro do Francisco José Viegas "Algums distracções", feito de textos dos blogs Aviz e Origem das Espécies, e que pode ser comprado com a revista Sábado desta semana.
São distracções do autor em relação à "vidinha real", a maioria dos quais já conhecia e que, por gosto, volto a ler. Mas mesmo que não tivesse lido, dizia que era um livro fantástico. Primeiro, porque gosto dos meus amigos e depois porque o Francico escreve muito bem, o que não é surpresa para ninguém. Como podem ver, "o amiguismo" no seu melhor e eu ralada.
eXTReMe Tracker