quarta-feira, janeiro 31

O Jansenista do nosso contentamento


Escreve a Carla no artigo deste mês da Atlântico: "O meu blogue preferido em 2006 chama-se..."e eu continuo, O Jansenista.
Permitam-me transcrever algumas partes do artigo, com a autoridade de pertencer ao restrito Jansenista fan club.
"O Jansenista é o melhor blog, porque é bom em tudo o que destaca, exibe ou escreve. Trata-se de um blog generalista, muito diversificado, cujo próprio tom varia [e] a diversididade cria expectativa. [...]. O Jansenista é genuíno quando elogia ou quando se enerva, quer em posts curtos ou longos, e é sempre muito equilibrado. Mesmo na maior indignação ou no auge da alegria nunca ultrapassa limites que poderiam torná-lo à mesma um blogue brilhante, embora nunca histérico. Mete-se em todos os assuntos e sempre bem, sem nunca passar da impiedade humorística para o discurso venenoso ou ressentido. O Jansenista também é pedagógico sem ser paternalista. Ou seja, é avassaladoramente eficaz. Os seus leitores aprendem quer queiram quer não porque não há imposições de nada; apenas uma bela partilha. As selecções cuidadas das belíssimas imagens, dos temas musicais, e das citações são manifestações dos seus gostos estéticos, musicais e literários irrepreensíveis.
Um belíssimo e certeiro último parágrafo, Carla :"Neste "saber ler" estão incluídos vários aspectos (alguns mesmo de carácter), como a inteligência, a disponibilidade para perceber o outro, a ausência de vaidosas e mesquinhas susceptibilidades, grandeza".
E acho que está tudo. É do Jansenista, aliás, que retiro grande parte das fotografias que vou colocando por aqui, umas porque me são dirigidas, outras porque me encantam.
Uma palavra para um outro blog, sóbrio, elegante, inteligente, onde aprendo muito, onde vou à procura de mais e onde encontro quase tudo. Falo do Je Maintiendrai.
Desconheço quem sejam os autores destes dois blogs e, sinceramente, não me interessa nada. O anonimato, nestes casos, é irrelevante.
Nos blogs como na vida, é a humildade da sabedoria que me fascina. E o carácter, claro, mas isso não é para todos(as). Fotografia

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Carissima Miss Pearls,

Pois, isso do caracter... é só mesmo para alguns... Poucos infelizmente!

No seu (e respeitosamente, nosso :-)) caso, olhe bem á volta (falo de aonde mora) ... Muita fachada com nada por detraz...

Best regards from,

The anonymous neighbour

1:50 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

Caro anónimo,

Não faço ideia quem sejam os meus vizinhos e pretendo continuar assim.

Estas não são as minhas raízes. Lá de onde venho, garanto-lhe que trato todos pelo nome, porque nos habituámos a viver no mesmo local durante anos e principalmente porque "we care".

2:13 da tarde  
Blogger Maria de Fátima Filipe said...

Subscrevo integralmente. Quanto ao Jansenista, como estou sempre por lá caída, não resisto a deixar nos comentários algumas "baboseiras" de ocasião que o autor tem a paciência de aceitar cheio de bonomia.
:)
:)

4:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Também eu sou visita assídua do"Je Maintiendrai"(concordo consigo,Miss Pearls,é um blogue com muito bom gosto e onde se aprende muito!)e d'"O Jansenista".Blogues assim fazem com que os seus leitores se sintam privilegiados.

8:15 da tarde  
Blogger Jansenista said...

Então os meus gostos são "repreensíveis", Miss? De gustibus, efectivamente... Às tantas, com tanto anonimato ainda recebo um duplo galardão, já que há quem sustente que o Je Maintiendrai é uma criação das minhas tendências bachianas-contrapontistas (eheheh, o dito JM detesta que se diga isto). Obrigado a todos, para a Miss há lá no Ashram uma modesta retribuição honorífica.

10:55 da tarde  
Blogger Je maintiendrai said...

Eh eh eh detesto isso! Mas este lado, caro Dr. Jekyll, é irrepreensível!

9:15 da manhã  
Blogger M Isabel G said...

Ariel,
Deixe-me sugerir-lhe o COMBUSTÕES de um grande amigo meu.
Um vocabulário estupendo e conhecimentos sem fim.

12:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker