sábado, maio 7

Entre amigos e Templários

Recordação de um dia entre amigos numa terra em festa

O dia acordou com tanto brilho como as coroas do Espírito Santo, tantas que nunca tinha visto, respeitosamente transportadas por quem delas se orgulha.
Logo cedo tinham aparecido as galinhas no quintal (nada de jardim), bichos felizes à volta de limoeiros generosos que perfumam o ar. É Domingo de Páscoa e a temperatura amena não abandona a terra em festa. Daqui a uns meses hão-de sair os tabuleiros à cabeça das moças com pão e flores pelas ruas dos Templários,  isso nunca vi, mas os postais não enganam: a cor, o trabalho, o aprumo e a dedicação já se sentem por aqueles dias e é do que se fala.
Hoje é dia de festa, dia santo para quem acredita. Festeja-se com a melhor roupa, se bem que o protocolo destas festividades seja rígido e não admita devaneios a quem participa nas celebrações: é assim há muito tempo e assim há-de continuar, com a roupa escura a rigor.
Recordo a Páscoa na minha terra, também engalanada com devoção, com muita história antiga, agora com muita gente velha e alguns novos que vão mantendo a tradição. Também aqui saem os linhos das arcas e enchem-se as mesas de castanhas de ovos, delícias de amêndoa e fatias de Tomar, doçaria diferente e mais rica do que a confeccionada nos meus lados.
Nas ruas e praças, turistas encalorados encantam-se entre uma garrafa de cerveja e megabytes de fotografias.Vêm, julgo,  pela etnografia e por uma visão da fé ancestral que esperam encontrar nas tradições de um povo que faz delas a sua identidade.
Eu venho pela amizade, pela simpatia de quem me abre as suas portas e me senta à sua mesa. Os estandartes e as coroas voltam para as suas freguesias, eu regresso a casa pelos Templários e pela Janela do Capítulo.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Oh Miss Pearls !!!!
Que surpresa.
Adorei o pormenor:
"Quintal! nada de jardins".
E por falar em quintal: de outras paragens, a quem as portas tambem se abriram para as Coroas deste fim de semana, (Páscoa, Pascoela e a seguir de 15 em 15 dias), de outras paragens dizia, chegou ..... um casal de GARNISÉS !!!!!
Depois de uma recepção um pouco complicada, reina a harmonia.
Bjs
TeB

11:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker