sexta-feira, maio 6

Um homem calmo

O Pedro Correia escreveu sobre a sua intervenção. Vi em Mohamed ElBaradei um homem calmo, que fala sobre a dignidade dos povos, as revoltas, e sobre tanto mundo que esteve pacificamente unido numa praça do Cairo: "the regime has to go", de ínicio um desejo modesto.
Depois vieram as análises, as discussões sobre o futuro: como manter a ordem, combater a corrupção, desmantelar a velha estrutura e construir um sistema de segurança baseado num sistema democrático, como lidar com os media manipulados pelo poder num país onde há pobreza e analfabetismo e também "a lot of irrealistic expectations".
Falou da rapidez com que tantos parecem querer correr, mas o entrevistado diz que é necessário tempo para encontrar um equilíbrio numa grande terra sem coesão social, onde abundam as fricções entre grupos "condenados" a estar juntos, com uma sociedade civil muito fraca.
Falou das suas posições e opiniões perante uma plateia atenta e eu também ali estive a ouvir um Prémio Nobel dizer "they are poor, but not stupid".
Uma satisfação num final de tarde junto a um homem ilustre.
eXTReMe Tracker