segunda-feira, maio 16

Empreendorismo e tal


"Deve ser isto a que chamam empreendorismo", dizia eu e riam-se. Pois sim, mais do que uma experiência, foi também uma oportunidade criativa para vender objectos em 2ª mão. Tudo se faz com trabalho, meus amigos, e para uma première como feirante, foi um cansaço que obviamente poderá ser evitado noutra oportunidade. Valeram-me amigas com provas dadas em bancas montadas por aí; sem aquela logística não teria sido o mesmo.
Vamos então à experiência: em conversa com as proprietária de outros "estabelecimentos" vizinhos, é clarinho como água que os portugueses não estão (ainda) habituados a este tipo de negócio, ao contrário do que se passa nos EUA com as vendas de garagem, assim como em França ou Inglaterra (onde abundam as lojas em 2ª mão com muita qualidade), só agora se começou por cá a vender o que se tornou uma inutilidade por razões várias.
Comentários houve muitos, tanto simpáticos como depreciativos, cruzámo-nos com gente gentil, adolescentes educados e maltinha de fugir. Devo desde já confessar que penso  agora duas vezes antes de destruir uma prateleira ou baralhar um mostrador: amiguinhos, aquilo custa a ter em ordem. E se não é para levarem nada, a gerência agradece que veja com os olhos e não com as mãos.
E os enxovalhos (podem rir-se, sim)? a malta a fazer pela vida e uns labregos (poucos) a desconsiderar o material ou a regatear o preço (tudo bom e barato). Mas no geral, a clientela era cortez e o estaminé muito apreciado.
Segunda nota: fugir das (nossas) eventuais compras. É que por força das circunstâncias, a vontade de cirandar pelas outros estabelecimentos, era mínimo; foi, aliás,  milagre que nunca pensei me viesse a acontecer.
Se quero repetir? claro. É o empreendorismo e tal, a criatividade na crise (mas não em crise), inteligência e oportunidade. E trabalho, muito trabalho, mas como diz uma amiga "se fosse fácil não era para mim".
Até breve, numa banca perto de si.

1 Comments:

Blogger Ana said...

Gosto mt! não tivesse eu um blog de vendas roupa nova que por algum motivo já não quero ou quase nova!! ihihih

12:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker