terça-feira, dezembro 29

Tem dias

Apesar da boneca na moldura barroca ali ao lado, este blog é individual, ou seja, escrito por uma única pessoa e vive dos humores e desamores da sua autora. Assim sendo, aqui não há jantares de blog, nem festas de blog, nem comemorações colectivas de qualquer espécie. De vez em quando tomo um chá ou janto com alguém que por acaso escreve em blogs, mas não foi por causa dos blogs que me tornei amiga dessas pessoas. Foi, digamos, uma circunstância, mas poderia tê-las conhecido noutras situações e em ambientes distintos. E tenho conhecido gente fantástica.
Como é bom de ver, a boneca ali do lado não é o alter ego de ninguém. Um amigo, o Manuel J, desenha meia dúzia de bonecas, envia-as por mail e depois peço uma ou duas alterações. Originalmente, foi mais rechonchuda e até teve, em tempos de Natal e de maior disponibilidade, um penteado jingle bell. Não serão muitos os blogs com uma boneca de árvore de Natal na cabeça e um colarzinho de pérolas.
Deste lado do écran, continuo com as mesmas dificuldades em escrever um post, escolher o título, e só Deus conhece a minha falta de imaginação, as inúmeras tentativas perante uma sintaxe mais elaborada ou a procura inglória pelo termo certo. Apesar de admirar as inovações gráficas e técnicas, este triste nunca conheceu outro ar: há anos que a cor se mantém, o template foi sempre o mesmo e até os links são alterados com muita resistência, fruto de algum conservadorismo, pura preguiça ou simples ignorância.
Posto isto, e dadas as circunstâncias festivas, interessam-me menos os balanços que a balança, que essa não pode esperar. O que este blog se deve gabar, issso sim, é dos seus leitores. A alguns deles só lhes conheço o nome ou um nick name, a muitos conheço-os porque sim e a outros, a maioria, não faço a menor ideia quem sejam. Gente simpática, naturalmente, que me faz companhia, que tem uma abençoada paciência para me ler e uma enorme gentileza em comentar.
Não se julgue, porém, que isto é um paraíso celestial. Nada disso. Sob estas letrinhas que aqui veêm, já se deixaram os insultos mais torpes e os enxovalhos mais miseráveis. Em suma, nestes quase seis anos de blog, e principalmente no início, deve haver muito pouco que não me tenham chamado, mas se dantes me ralava, agora nem os leio e quem anda à chuva, molha-se. Actualmente têm passado também as patrulhas anónimas da política, mas nem sei porque se maçam em comentar.

Curiosamente, continuo a ler os mesmos blogs ou as mesmas pessoas noutros blogs e de vez em quando, algumas novidades. À esquerda, o Cinco Dias, à direita o Blasfémias (entre outros), seja para concordar ou discordar, e o Ouriquense, porque é mesmo bom. De fora, ficam os blogs dos amigos, a quem conheço os humores e um pouco das vidas que se deixam mostrar.

Há uns dias recebi um mail de um blogger que desconheço e que escreve muito melhor que eu, que dizia unicamente "Elogiar não ofende"‏ e que tinha gostado muito de um texto recente. Permeável à lisonja, agradeci com satisfação e não pela lisonja, mas porque alguém achou graça a um post que deu algum gozo escrever. Escusado será dizer que gostamos mais de uns posts que doutros, que alguns dão mais trabalho que outros, que também os há sem ponta por onde se lhes pegue, a alguns não lhes encontro um final e muitos nunca deveriam ter visto a luz do template.

De resto, neste tempo algo jurássico de blogoesfera, vão-se perdendo leitores e ganham-se outros, mas julgo que deve ser assim num blog sem agenda, novidades ou recados. Quanto aos amigos, quem me conhece, sabe de mim não pelo que escrevo, mas pelo que não escrevo. Este blog está cheio de experiências pessoais reais com muita fantasia à mistura. Essa fronteira só eu a conheço e isso agrada-me. Acreditem que não há coisa mais maçadora que o confessionalismo mal escrito.

E é tudo sobre metabloguismo, só porque me apeteceu e não sei que mais posso dizer. Ainda nos despedimos antes do Novo Ano.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caríssima Vizinha,

Sinceros desejos de um Feliz Ano Novo a todos em casa.

Quanto aos Posts, são como os dias da vida, uns bons outros nem por isso.

No entanto, não posso deixar de sublinhar que é para mim um privilegio poder continuar a segui-la por aqui.

Respeitosos cumprimentos,

9:19 da manhã  
Anonymous blita said...

Tá bem. Inté!

10:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cara Miss Pearls
Quer melhor prefácio para um livro com os seus melhores posts que este escrito de hoje ?
Confesse lá que há dias em que a paciência para os seus leitores anónimos lhe falta ?
Um beijo
TeB

1:37 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

Caro Vizinho,
Um ano novo muito bom e obrigada por tudo :)

Bjs, Blita

TeB,
Obrigada minha querida, mas de lixo estão as livrarias cheias:)

11:33 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

Querida TeB:
Nunca me falta paciência para leitores anónimos. Só para os borgessos;)

11:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker