terça-feira, novembro 3

Diz m o q escreves

Depois de diversos manuais e dicionários para chat, SMS e e-mail, espanta-me q ainda ninguém (q eu saiba) se tenha debruçado sobre a morfologia, sintaxe, semântica ou mesmo sobre a smsologia das mensagens (tipo de letra usada nas comunicações).
Por exemplo, a mim agrada-me uma mensagem em que o autor usa vírgulas com os respectivos espaços, coloca correctamente o ponto de interrogação antes do ponto de exclamação e termina com um brioso ponto final.
Recorrendo a um corpus muito limitado e a meia dúzia de casos, visto não guardar as mensagens, estou convencida de que um sms com esta correcção sintáctica diz muito sobre quem os redige. Ou seja, o autor é uma criatura que escreve bem e demonstra alguma dificuldade em abandalhar a escrita mesmo num écran com caracteres limitados. Cuidadoso na construção morfo-sintáctica de um post-it, carta, comunicado, parecer ou artigo técnico, revela-se incapaz de abandonar os mínimos olímpicos exigidos numa mensagem de telemóvel, por isso lhe foge o dedo para os sinais de pontuação
Com este post, espero que os meus contactos mais despachados não me levem a mal. Apesar de nem todos serem perfeccionistas, não os julgo uns autores relapsos, longe de mim. Nestas coisas, a gente sabe que a semântica é tudo. São todos muito bem-vindos ao meu telemóvel, com ou sem vírgulas, de preferência com boas notícias e simpáticas novidades.
Quem recebe os meus sms pode julgar que tenho muitos "actos falhados", mas é mesmo só falta de óculos.
.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Concordo com tudo excepto o "brioso ponto final", que obviamente fica bem quase sempre, quase porque só as legendas não têm ponto final

4:13 da tarde  
Anonymous blita said...

Vou ter mais cuidado agora stop isto ñ é um telegrama stop é uma declaraçäo de intençöes com trema em vez de til stop.Hihihihi....

1:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker