terça-feira, julho 7

Tão cumpridores que nós somos...

Leio no Público que "El Corte Inglés investigado pela ASAE", conforme denúncia "apresentada pela União das Associações do Comércio e Serviços devido às promoções agressivas de preço desenvolvidas em Dezembro, numa acção conhecida por Black Friday." O presidente destes comerciantes afirmou "que a acção Black Friday constituía uma falta de respeito pela Lei dos Saldos e visou "combater a falta de escoamento de certos produtos no Natal". A Black Friday é uma iniciativa dos comerciantes norte-americanos, que na primeira sexta-feira da época de saldos fazem promoções muito agressivas, chegando a reduzir os preços nalguns produtos em 90 por cento."
Mais um pérfido ataque à nossa carteira. De novo outra enorme violência contra os consumidores. Coisa horrível o Black Friday. Fantástico mesmo é ver com agrado os cumpridores lojistas do comércio local que fecham Sábado às 13 horas, como verifiquei há dias numa conhecida marca de sapatos em Cascais. E não era só a sapataria. Inúmeras lojas no centro da vila estavam fechadas enquanto os turistas se limitavam a espreitar as vitrinas. Infelizmente, o mesmo se passa em Lisboa, sem falar de algum comércio da Baixa, a falta de mini-mercados ou lojas de conveniência e a fraca qualidade de muitos estabelecimentos de restauração, com balcões de zinco e pastéis mirrados. E depois queixam-se se preferimos as grandes superfícies (neste caso, o Corte Inglês) com boas padarias, pastelarias cuidadas e funcionários aprumados, bem diferentes do sujeito da loja de marroquinaria a quem perguntei qualquer coisa relacionada com uma promoção.
Pelo contrário, no bairro onde vivo, o talho, a frutaria e a charcutaria coexistem pacificamente com grandes superfícies a escassos metros, e a razão é simples: bons horários, excelente qualidade, serviço personalizado e distribuição ao domicílio.
A gente pensa no Marais com o seu comércio diferenciado, as suas brasseries simpáticas, esplanadas amáveis, trânsito condicionado e Sábados animados e perguntamo-nos se por cá não se aprende nada.
Por mim, que prefiro de longe um bom comércio de rua, viva o Black Friday.!

2 Comments:

Blogger M Isabel G said...

Obrigada. Apaguei o comentário.

12:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pura coincidência: O Corte Inglês viu a visita da ASAE na semana seguinte à da publicação do manifesto dos 28 economistas, patrocinado e organizado por um administrador do Corte Inglês.

12:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker