"Acusa-Cristo"
Não sei porquê nem como me ocorreu esta palavra. Perguntei a amigas conhecedoras e nunca tal tinham ouvido, mas depressa lá chegaram. É uma expressão muito gráfica, disseram: "Acusa-Cristo" ou "Acusa-Cristos", creio que será esta a mais popular. Sim, porque quem acusa um Cristo, acusa muitos, na maior das calmas.
Provavelmente já nem se usa e desconfio que nem eu própria a terei utilizado. Como arma de arremesso, claro está. Coisa grave: denunciante, delator, acusador, queixinhas, uma espécie de Judas.
Um acusa-Cristos era alguém que ameaçava o companheiro ou o irmão de ter batido num colega, saltado o muro do vizinho, roubado uma laranja ou ter entrado no galinheiro. Fosse qual fosse o delito, teria que ter sempre uma consequência, coisa nada boa: o colega teria ficado com um olho negro ou sido apanhado pelo vizinho e partido os ovos. E o outro miserável, ainda não satisfeito com tanta desgraça, ainda ameaçava denunciar, o "Acusa-Cristos". O mais certo era apanharem os dois.
3 Comments:
Nunca tal tinha ouvido, Miss Pearls. Mas já tinha ouvido falar de "bufos". ;-)
É, Miss Pearls, os "Acusa-Cristos" acham-se Deus em primeiro lugar, Cristos em segundo e Espíritos redentores em terceiro. A seu tempo saem todos queimados pelas chamas do demónio.
Mike:
Bufos, também!:)
Grande jóia:
Acham-se uns grandes justiceiros. Geralmente uns grandes cobardes, é o que é.
Um beijinho
Enviar um comentário
<< Home