segunda-feira, julho 7

Contra a mediocridade

A melhor série da televisão actualmente a passar em Portugal pode ver-se (???) agora um pouco mais cedo do que em Maio. A malta da RTP 1 decidiu que 01:45 era uma excelente hora para a série Jogos de Guerra (Foyle´s War - War Games com Giles Foster, Ian Redford, Tim Preece, Caroline Faber GB, 2003.) Acho que lá no canal nunca a devem ter visto e nem sequer sabem de que se trata. Só pode.
Chama-se Foyle's War e o New York Daily News descreve a série como "Undoubtedly the most intelligently conceived production we've seen in a long time". Não sei se lhe chame escândalo, indigência ou absurdo, mas por cá, a série passa às duas e trinta da madrugada no canal 1. Não fosse hoje passar os olhos pela programação da televisão, nem daria conta de que essa série andava pelos nossos canais. Neste caso, pelo público. Pergunto-me, aliás, quem serão os espectadores acordados até às quatro da madrugada. Provavelmente estaremos perante milhares de insónias por esses lares adentro, mas disso nada sei porque felizmente é maleita de que não padeço.
Foyle's war é uma série policial em tempos do ínicio da Segunda Grande Guerra. Um antigo combatente da Primeira, trava agora nos bastidores a sua própria guerra na investigação de crimes de toda a espécie, em cenários da costa sul de Inglaterra, juntamente com Sam, uma motorista inteligente e do complexo agente Paul Milner. São histórias do tempo de guerra, episódios cheios de sabotagem, falsas fábricas de munições, objectores de consciência assassinados, roubo de mantimentos, conspirações diplomáticas, ganância e dramas pessoais em tempos tão dramáticos.
Mas é uma série policial que procura sobretudo mostrar e valorizar o outro lado de um esforço de guerra que se desenrola fora das batalhas e da destruição. São outros combates feitos por outros heróis, velhos e novos heróis, tentações, lealdade, perseverança e tantas vezes impotência.
A esta guerra, a guerra de Foyle, dá-me a impressão que lá pelo canal público ninguém a viu.

foto

*
NOTA: Vejo com satisfação que não estou sozinha. Pelo contrário, com o bom gosto habitual, o Galto Maltês escreveu igualmente sobre esta série

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu confesso que não a vi, Miss Pearls. E já estou com pena depois da sua descrição. Depois o Canal Público admira-se que as suas audiências andem pela rua das amarguras...

12:06 da manhã  
Blogger Xantipa said...

Vi alguns episódios e gostei muito. O problema era as horas. Da primeira vez, ainda pensei que fosse uma série violenta, do género de «O Protector», que dá tardíssimo por ser, de facto, inadequada para mentes sensíveis. Agora esta... Muito boa, sim.

8:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tenho a certeza de ter visto vários episódios a horas "decentes". Talvez na BBBPrime?

12:22 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

Talvez Belita, não sei. Raramente vejo a BBC Prime

1:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim, a BBC pelo fim da tarde, princípio da noite. Há alguns anos.

11:26 da tarde  
Blogger JC said...

O MOV passou a série na íntegra, e depois ainda um "best of" (os melhores episódios). A horas normais: 14h de domingo, repetindo às 22.30h de 2º feira. E na ordem normal de episódios, que a RTP não respeitou, assim como na programação "on line" era apresentada como filme e não como série. outra nota: a acção não decorre apenas no início da WWII, mas atravessa-a. O último episódio coincide com o fim da guerra. Foyle reforma-se e o seu filho, piloto da RAF, retoma o namoro com Sam Stewart, a motorista de Foyle. Publicida á parte, fiz várias referências, in illo tempore", à série lá pelo meu "Gato Maltês", com um pequeno excerto de um dos episódios.
JC

10:30 da tarde  
Blogger JC said...

Ah, já agora: a série em português não se chama "Jogos de Guerra", este é apenas o nome de um dos episódios, mas sim "Uma Guerra à Parte" podem ver informação s/ os episódios na Wikipedia e no site da série http://www.foyleswar.com/
JC

10:34 da tarde  
Blogger JC said...

Já agora, com as minhas desculpas à Miss Pearls pela liberdade tomada: http://eusouogatomaltes.blogspot.com/search?q=foyle%27s+war
JC

10:39 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

Obrigada JC
Vou lá ver

11:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fiquei curioso - vou tentar encontrar pra fazer download. Gracias!

10:35 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker