segunda-feira, julho 7

Na praia


O melhor da colónia?", pergunta Madalena. "É ir ao banho!", gritam 82 vozes. "O melhor da colónia?", repete a cantilena. (...)
Amarelo para os pequenos dos dois anos, que, mal chegam à praia, são sentados em penicos brancos para aprender a largar as fraldas. Verde para os de três anos, vermelho e azul para os de quatro e cinco anos, a quem os adultos reforçam o creme protector. No 1.º ciclo, os rapazes usam calções verde-cinza e as meninas fato-de-banho rosa.(...)
Na praia da Figueirinha, os 70 meninos dos dois aos cinco anos da Escolinha d C, um estabelecimento de ensino particular em Vendas de Azeitão, estão a comer maçãs. Um dos mais pequenos deixa cair a fruta na areia, levanta-se, dirige-se à educadora e informa-a: "Caiu." MLP pergunta-lhe se quer mais, ao que o menino diz que não. Então, já sabe o que tem de fazer: depositar o resto da maçã cheia de areia no saco preto do lixo.


Martim, de calções com etiqueta com o nome e o telefone da escola e chapéu verde com o nome próprio, traz uma caixinha cheia de línguas de veado e vai oferecendo aos amigos e à educadora. "É um miminho para partilhar", agradece Maria da Luz, tirando uma bolacha. Nas mochilas, as crianças trazem toalha, protector, garrafa de água e lenços de papel, mas há sempre uma mãe que acrescenta mais qualquer coisa para o filho comer ou para partilhar com os amigos, explica.(...)
Público: 07.07.2008, Bárbara Wong (Texto) Rui Gaudêncio (Fotos)
eXTReMe Tracker