domingo, maio 11

Branco de dente


A coisa pegou, desenvolveu-se, ganhou vida própria, com a comercialização em alta e dentes para andar. Por vezes é o que parece: dentaduras saídas de desenhos animados, ampliadas, caricaturadas, movendo-se independentemente do corpo, sem critérios de idade ou bom senso.
Nas televisões, na política, os actores, anda por aí uma loucura de dentes brancos. Claro que nada tenho contra a alvura do sorriso. O que me parece é que essa alvura nada tem de natural e por isso mesmo, há por ali qualquer coisa de errado. Sei de gente madura, fumadora inveterada, consumidora de café e chá de longa data, que ostentam agora um conjunto de dentes reluzentes, muito, muito brancos, sem qualquer marca de hábitos antigos e boca rejuvenescida pela próspera indústria do branqueamento. Ao contrário do que podem pensar, não se neutralizam as rugas ou as marcas de idade à conta de um sorriso artificial.
Pelo que me informei, o velho processo escova/dentífrico anda pelas ruas da amargura, com o comércio e os consultórios dos dentistas na vanguarda de diversas estratégias capazes de fazer os dentes brilhar como a neve pura dos árticos. Saiba o caro leitor que existem pensos, métodos a laser, seringas descartáveis, capas, pincéis, saquetas de pó, escovinhas, pastilhas, líquidos e tecnologia para todas as bolsas e para os efeitos que se pretendam. Podem comprar-se processos de uma semana que duram meio ano, outros mais lentos, e ainda quem necessite do dentista com menor ou maior frequência.
Por esse mundo fora há mesmo gente obcecada pelo branqueamento dos dentes (os americanos chamam-lhe “bleachorexic”). Apesar de reconhecerem que têm dentes brancos completamente ridículos, continuam a achar que não estão brancos o suficiente.
O facto é que este estes tratamentos são actualmente os cosméticos mais procurados nos EUA apesar dos avisos das agências de saúde, visto poderem causar problemas ao nível da sensibilidade ou provocarem efeitos inversos.
Os folhetos advertem bem intencionados:"Aim for a natural look, not “refrigerator white.” : bem vista a expressão de branco-frigorífico/arca congeladora.
Apesar de tamanha brancura nos dentes se ver bem ao longe, há gente que não (se) enxerga.

1 Comments:

Blogger -pirata-vermelho- said...

A graça do nome que escolheu para este blog, no quadro do sentido das coisas divertidas qu'adivinho em si, é que...
Miss Pearls traduzido para o nosso prosaico ia dar Tia Perla!
Um nome carregado de ocorrências adivinhadas e de requebros com pergaminho; com traços de fado com brasão no dedo mindinho.

Tem que fazer outro blog.

8:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker