terça-feira, abril 29

Do êxodo destes dias

A cidade encontra-se entre êxodos sazonais, muita gente com um pé cá outro lá, à beira-mar ou noutro sítio qualquer onde se procure vencer o tédio que a cidade provoca a tanta gente.
As agências de viagens, atentas ao calendário, põem os seus pacotes de fins de semana de Abril e Maio mesmo à frente do nariz e dos olhos do consumidor. Depois da publicidade às clínicas dentárias, restaurantes e urbanizações de encantar, eis que chegam ao vidros dos carros, presos ao limpa pára-brisas, brochuras para quatro noites e três dias no país ou no estrangeiro, vulgo Espanha. A mim calhou-me uma viagem relâmpago a Las Palmas, um bronzeamento rápido em Palma de Maiorca, um hotel com vistas em Ibiza e meia dúzia de mergulhos em Tenerife.
O folheto mais recente era pródigo em aldeamentos algarvios, aparthotéis de muitos pisos (tudo com vista-mar, claro) e imagens de praias que não reconheci, cheias daqueles chapéus de sol com palha, muito tropicais. Pára-ventos e mar atlântico cheio de ondas, nem vê-los. Ainda procurei campos de golfe, mas não cabiam nos vidros dos meu modesto utilitário.
Entretanto, a cidade vai folgando um pouco por todo o lado. Vários pedidos de desculpas estão colados às portas de diversos estabelecimentos comerciais: dia vinte seis de Abril lamentaram o incómodo e para o dois de Maio agradecem antecipadamente a compreensão. Eu fico sempre grata com estas atenções.
Mas nestas coisas de férias & feriados, a oferta é variada. Vejo gente que parte para as noites longas lá por detrás do sol posto, para a movida de alguma aldeia remota, para um spa junto a riacho esconso, experiências de eco-turismo de vida real (inclui massagens, step em ambiente natural e levantamento de pesos), braçada e meia num tanque de pedra com provável vida animal ou para descobrir a natureza no seu melhor, entre estevas e giestas secas, visitando oliveiras inacessíveis. Sim, porque há gente para tudo.
fotografia "Les vacanses de M. Hulot"

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Excelente crónica Isabel.
Aceite um beijo.

6:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tenho que lhe confessar que gostei muito do texto, Miss Pearls. E como publicitário, achei-lhe um piadão. :) E a foto de M. Hulot é divinal...
E afinal o que é que decidiu? Viagem relâmpago, bronzeamento rápido, hotel com vistas ou meia dúzia de mergulhos? (risada).

1:28 da manhã  
Blogger M Isabel G said...

Muito obrigada pelos vossos comentários.
Não decidi nada Mike. Por enquanto

10:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker