segunda-feira, dezembro 17

O "saiote" , esse grande desconhecido

Ou melhor, o grau zero da lingerie, alvo de desconhecimento e de algum desdém por parte de jovens balconistas, outrora peça fundamental no vestuário feminino e não falo do século passado.
Se eu não tivesse um blog, tinha que o inventar para escrever sobre o saiote, peça que há-de entrar em casa de boas e velhas amigas, mulheres com muita graça, assim eu encontre algum jeitoso para lhes oferecer. Não lhe vislumbro outra designação e quem não sabe o que é, ou para que serve, que pergunte. Garanto que as mães sabem do que falo. Tenho a certeza de que se lembram das caixas compridas, cobertas com papel fino, também usadas para as combinações. Curiosamente, estas últimas modernizaram-se, tomaram formas elegantes, novas designações, diferentes texturas e utilizaçãos variadas, ao contrário do ultrapassado e tristemente esquecido saiote. Sim, há por aí uns trapinhos parecidos, mas não fazem o mesmo efeito nem servem as mesmas funções.
Como tive que explicar a duas gentis meninas que me atenderam, um saiote é muito útil quando se vestem saias ou vestidos sem forro. Porquê? Ora essa, porque "caem" melhor", a roupa não se enrola nas pernas e evita transparências. Qual é o problema, caras meninas?Eu sei que é difícil compreender, mas a resposta dá pelo nome de e-s-p-e-l-h-o. Pouco elegante? Tristemente sensual? Nada sexy? Talvez, mas muito conveniente. De tecido fino rendilhado, em fibra, nylon, ou do próprio material usado para forros, em cores neutras, até pode ser bem elegante. E depois, como qualquer outra peça de vestuário, depende de quem o usa.
Amanhã tento de novo. Bem sei onde os encontrar à venda, mas auguro o pior. As minhas amigas merecem algo mais, digamos, arrojado.
NOTA: Garantem-me aqui ao ao lado que este é um post pouco moderno. Tolice. Pelo contrário, ter um blog para escrever (também) sobre saiotes é claramente trendy. Ora, ora, por acaso este blog tem cheiro a naftalina?

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Excelente Post, Miss. Muito "alembradeira". Já me tinha esquecido. Não posso deixar de comprar o saiote ou a combinação. O Diabo vai ser mesmo encontrar a a loja e a menina da loja que saiba o que é. Naquelas lojas chiques devm olhar para mim com ar de incredulas e mostrar me langerie com muitos digitos e de seda cheia de folhos.
Lojas como a "Women Secret" devem ficar com olhar esbugalhado a pensar o que será isso.

Já não temos a eterna Can-Can. Mas este fim de semana vou encontrar no sr Valente, "ao Espírito Santo", um saiote cor de pele. Obragada Miss por me recordar esta "precisão".mt

1:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E ceroulas? Quem se lembra do que é? E será que se vendem?

1:43 da manhã  
Blogger M Isabel G said...

Caro anónimo,
Ceroulas não pertecem a este departamento ;)

1:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Saiotes... do que a Miss se havia de lembrar... Pouco elegante? Depende de quem veste o dito... mas definitivamente sensual e sexy, para além de conveniente numa senhora. E o blog cheira a chá e torradas :)

10:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ainda posso compreender que uma transparência seja sexy, agora a visão de elásticos vincados ou saias enroladas de tanto coladas às pernas é tudo menos atraente.
Quem sofra de alergia a esta preciosidade pode sempre optar por saias forradas, que têm praticamente o mesmo efeito. No entanto, estas são, também, cada vez mais difíceis de encontrar a preços razoáveis. ;-)
Beijinhos,
Helena CM

12:18 da tarde  
Blogger esquilo said...

uma das recordações mais engraçadas que tenho de pequena era brincar com os saiotes da minha mãe ;))
não sei o que foi feito deles...mas teimavam às vezes em aparecer quando não era devido...

menos moderno é o meu blog e não cheira a naftalina (acho eu...)

este blog cheira (agora) a chocolate quente e rabanadas...

bjs

11:32 da manhã  
Blogger ana said...

Em Campo de Ourique, na Almeida e Sousa, perto da livraria Ler há uma loja pequenina que os vende. Dos mais simples a outros, digamos, mais apetecíveis de ver quando o vento sopra (mas discretos). è lá que os compro.

10:31 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

Obrigada Ana.
Poupa-me imenso tempo para andar à procura. O que tenho encontrado até agora não é nada de especial
Feliz Natal :)

11:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigada Ana, Amanha irei a campo de Ourique comprar o saiote simples e cor de pele. É um "must have" da estação. Tenho uns vestidos que exigem, diz a Miss e tem razão. Bem Haja, Ana

12:46 da manhã  
Blogger M Isabel G said...

Não compras nada porque te quero oferecer pelo Natal
Ai a chata!!!!
:)

12:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá..eu na minha opinião acho muito sexy adoro uma mulher de combinação ou de saiote e acho também que vocês mulher deveriam usar sim é uma peça muito bonita.

12:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Desculpem estar-vos a maçar mais uma vez fui eu que postei o comentário de cima só queria que dessem uma olhada na página no Flickr...http://www.flickr.com/photos/28711398@N08/

12:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Espero que gostem da minha página se quiser mandar um email vá lá ao meu perfil, gostaria muito...Dragan

2:21 da manhã  
Anonymous Ipsis Litteris said...

Encontrei seu blog navegando tortuosamente pela Internet à procura dos tais saiotes. Adorei o post. Nada mais deselegante e vulgar que uma saia ou vestido transparentes que mostram até as calçolas de quem as usa sem olhar antes no espelho... ;)

10:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker