terça-feira, dezembro 18


4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bem sei que a curiosidade matou o gato, mas como, no limite, sou rato de signo chinês, devo estar imune... o que será aquele zingarelho com um bico que parece a boca de um papa-formigas?... não é um pechisbeque, não me parece que seja uma frivolidade, está longe de ser uma banalidade e, ou me engano muito, ou também não faz torradas nem chá... Admito a minha ignorância.

10:56 da manhã  
Blogger M Isabel G said...

Ninguém é obrigado saber, essa agora :)
Um alambique para fazer aguardente :)

1:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Um alambique... quem diria? (risos). Grato, Miss Pearls.

4:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Um alambique de aguardente. ESte. è da Beira Baixa. Todas as casas agrícolas o tinham. Uma reliquía fruto de uma herança. Um tesouro.

Aqui vai uma ajuda da WikipediaO alambique é um equipamento de destilação simples. Foi utilizado desde tempos remotos, encontrando-se frequentemente relacionado com a alquimia. Embora o alambique tradicional seja feito de cobre, nos dias de hoje podem-se também encontrar destes instrumentos em vidro. Pode, por exemplo, ser usado para fazer aguardente de cana. O alambique é dos utensílios (enseres) mais importantes quer nos trabalhos espagíricos ou alquímicos. Sem este aparelho não há espíritos, que são tão importantes na nossa Arte. Actualmente não é fácil encontrar um mestre vidreiro que possa fazer um alambique tal como os que eram usados pelos nossos antigos Mestres. Em certos casos podereis usar um alambique de cobre, mas quando se trata da destilação de espíritos ácidos o alambique terá de ser de bom vidro Pirex. As retortas para 2 ou 3 litros são muito volumosas e é ainda mais difícil encontrá-las

12:49 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker