sexta-feira, julho 6

Sem inocência

O blog mais AntónioCostista que conheço (não leios muitos mais) é o Tugir. Depois da senhora Ségolène, agora são as eleições para a Câmara. Não nos entendemos e porventura jamais nos viremos a entender nestas andanças. Paciência. Não vem daí mal nenhum ao mundo. Pessoas simpáticas e estimáveis, desafiam-me também para mais livros ao que respondo com gosto, embora suspeitando que os vá desapontar. Ultimamente tenho andado entretida com o século XVIII, uns libertinos e uns bons malandros, aquela gente. Quem já leu Diderot e Choderlos de Laclos sabe do que falo. Não se assustem. As minhas sugestões são um pouco mais piedosas (esta não é a palavra correcta) mas não menos tortuosas ou manipuladoras. São livros policiais escritos por cinco mulheres. Faltam aqui autoras como Ngaio Marsh, Sue Grafton, Patricia Cornwell ou Dorothy L. Sayers, mas foram estas cinco as que escolhi:
Minette Walters - Câmara Escura Ruth Rendell - Estátua fatal Patricia Highsmith - Inocência Perversa Agataha Christie- A casa torta/A última razão do crime Sara Paretsky - Mergulho no Passado
Para abrilhantar o post, nada melhor do que o filme Swimming Pool, com Charlotte Rampling a desempenhar o papel de uma escritora de romances policiais.
Obras onde não há inocência.
À Catarina , Sofia, Sérgio, Paulo Ferrero e Helder Robalo, se lhes apetecer escrever sobre cinco livros...
NOTA
Apesar de não nos entendermos, o Carlos do Tugir sublinha "o são e respeitoso convívio democrático". Em liberdade, digo eu. Com muito gosto.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Leva a Paretski para S. Martinho, por favor. Estou em época de contenção.

12:21 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

ok
Levo-te um saco cheio deles :)
A bem dizer devo ter-te ficado com alguns livros da tua Vampiro e bolso (quando não os lias em inglês, claro) :)

Calor imenso aí, não? não vejo a hora de me pôr ao fresco.

1:07 da tarde  
Blogger JC said...

"C�mara Escura" ser� a tradu�o - penso - de "The Dark Room", que tem tb uma boa adapta�o � TV em formato mini-s�rie (2 ep). j� passou por aqui num dos canais do cabo, talvez o P&A ou a BBC prime. Mas o meu favorito � "The Scold's Bridle" que tem tb uma vers�o TV (excelente) com Miranda Richardson e Bob Peck. Recomendo tb "The Echo" e "The Ice House". Ver site:http://www.minettewalters.co.uk/books/index.htm
Cumprimentos

1:37 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

"The Ice House" é o meu favorito, de facto.

1:47 da tarde  
Blogger definitivo said...

"Obras completas de Agatha Christie", Edição "Livros do Brasil" - Colecção "Vampiro Gigante".
Tenho isto. Cada volume tem dois a três "casos" e tem um preço de capa de 280$00 (não foi o tempo que passou, foi a inflação que subiu).

O romance que gosto mais é o "O Assassinato de Roger Ackroyd". O segundo talvez seja o "À Saúde... da Morte".

3:17 da manhã  
Blogger Helder Robalo said...

Não ficará sem a sua resposta Isabel. Prometo. Assim que me reestabelecer do regresso de férias :(
Um beijo,
Helder Robalo

1:50 da manhã  
Blogger Sergio Barroso said...

Este desafio tinha-me escapado. Logo que tenha vagar tentarei responder. bjos

2:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker