segunda-feira, março 5

Viagens (2)


A tolerância. As ementas de Sunday brunch. Os parques. O taxista caboverdiano Joseph Santos. Os restaurantes de onde se vê Manhattan ao longe.(...) A comida que recupera os sabores de infância com níveis de colesterol médios e ovos cozinhados de todas as maneiras. O prime rib steak. As batatas novas salteadas com alho. As smoker’s stations à porta dos aeroportos, que evitam que os passeios estejam sujos de beatas.(...) A mania de proteger as árvores. O arquivo de jazz da Rutgers University e a vitrina onde está o trompete verde de Miles Davis. Sanduíche de pastrami em pão de centeio e batatas fritas passadas por alho, farinha de milho e ervas.
A tolerância com que os americanos aturam as ideias feitas dos europeus sobre o seu país. A Brown University – com as suas bibliotecas abertas de noite, os casarões ocupados por estudantes, os relvados, as árvores e o Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros.(...), as cadeiras nos recantos mais inesperados da Athenaeum (a quarta mais antiga biblioteca dos EUA, em Providence – que Edgar Allan Poe frequentava). E, já agora, não muito longe, a tranquilidade da John Hay Library, e a beleza da John Carter Brown Library.
A pluralidade racial. As capas dos livros, os saldos dos livros, os livros. As public libraries.(...)
(A viagem do Francisco à América, no Origem das Espécies-excerto)

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A Miss Pearls que me desculpe a falta de chá, mas com este Senhor eu ia até à 'Cochinchina'...assim lia as crónicas em primeira mão.

Gosto de Francisco José Viegas. Ponto.

7:08 da tarde  
Blogger Maria de Fátima Filipe said...

Ai Miss Pearls, já que a baducha puxou a coisa prá "Cochinchina", sinto-me animada prá ajarvardar um bocadinho, eheheh, e perguntar, mas qual é a mulher com os olhinhos no lugar que não gosta??? - acho que a fila de espera do mulherio pró FJV deve ser maior que as listas de espera do SNS, eheheh. E eu só ainda só o vi na TV...
:)

2:43 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

Ariel, Baducha,
Tivessem ido ao lançamento do livro do Luis Carmelo hoje de tarde.
Ainda teriam dado umas boas gargalhadas com o Francisco e por causa do Francisco.
E teriam-no conhecido.
:)

12:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu "conheço" o Francisco porque costumo ir (não tanto como gostaria) à Casa de Fernando Pessoa, mas fiquei com inveja de não ter estado presente para ter dado umas boas gargalhadas com o Francisco e por causa do Francisco...Oh Zeus!

Sorte a sua Miss Pearls, sorte a sua!
:)

2:01 da manhã  
Blogger Maria de Fátima Filipe said...

Ai que sou mesmo uma calimero, querem ver que sou a única que não conheço o Francisco? tá mal! tenho que remediar isto...
:)

11:03 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker