quarta-feira, fevereiro 7

Uma questão de nervos

O Bocage é só para despistar, porque o quero mesmo é falar de uma irritação pessoal, que vai crescendo com a idade e com ela uma observação mais crítica e mais extremada, da qual não tenho particular orgulho. Mas há alergias, anti-corpos, nervinhos e até um dois adjectivos menos simpáticos, mas a carne é fraca para tanta expiação de pensamentos, palavras, actos e omissões. Falo de tiques, meus amigos. Tiques de fotografia para jornal, revista, panfleto, ou o que quer que seja que tenha uma fotografia tipo passe com uma mãozinha a segurar o queixo ou a esconder algum abcesso invisível.
Vejamos o retrato do Bocage. A postura do poeta remete-nos para um estilo, uma época, o arcadismo, o pré-romantismo, imaginamos a escrita sobre a solidão, o abandono do eu, o fascínio pela morte (Isto sou eu a divagar). Reparem que usei a expressão postura e não pose. Está aqui a razão do meu enfado, ou melhor, da minha irritação.
Para quê segurar o queixo? Parece-me muito francês, muita presunção essa de deixar fotografar a cofiar a barba, a afagar o queixo, pose a mais, naturalidade a menos, deixem lá o Malraux. É embirração minha, eu sei, mas o blog também é meu. Pela vossa rica saúde, ponham a mão na anca, mas não no queixo.

11 Comments:

Blogger CPrice said...

mais uma pérola "deliciosa" ;)
Abraço
(ena .. hoje registadinha e tudo e tudo .. )

4:57 da tarde  
Blogger Je maintiendrai said...

Ah ah ah! Muito bem visto. E que dizer deles, todos de cabecinha à banda,olhar inteligente punho na cara e dedo em riste na bochecha a apontar ao sobrolho? Vem de França essa moda fotogénica que irmana banqueiros, causídicos de fama,cronistas, merceeiros de luxo, politólogos et al. nas capas da Visão, das revistas de negócios e dos quadradinhos fotográficos das crónicas dos jornalecos? A alguns ficava-lhes melhor enfiar o dedo no nariz...

5:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cara Miss Pearls
Estou sempre de acordo com as suas opiniões. São quimicas.Mas desta vez a Hillary pode bem suportar o peso...do seu queixo. Às vezes temos de ser solidárias. Não faz assim tanto mal esta foto.

Um beijo, Cristina

9:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ena Miss Pearls, falou e disse!
Fan-tás-ti-co.
Clap clap clap clap

9:47 da tarde  
Blogger Maria de Fátima Filipe said...

A mãozinha no queixo para mim, Miss Pearls, é mais uma "pirosada" americaine a puxar para o holyhodesco que outra coisa. Aquela imagem por aquelas bandas vende, oh se vende... e quanto a poseurs na área "macho" não nos faltam maus exemplos aqui mesmo à nossa porta... ui do que eu me fui lembrar!
Gostei da sua expressão"...da qual não tenho particular orgulho." Acho que a vou adoptar.:) De facto eu sou muito mais mão na anca, peixeirada, da qual não tenho particular orgulho.:):)

12:48 da manhã  
Blogger M Isabel G said...

Caro Je maintiendrai,
Bem. De facto a França não é a causadora dos males do mundo, mas um dos meus ódiozinhos de estimação. Apesar de ter sido muito feliz por lá, malgré les parisiens....
Aproveito sempre para algum veneno contra os Langs que representam para mim a presunção. Como sabe, não falo dos indígenas...

Ai a Hillary...
Não é da minha devoção Cristina. Para mim até foi fácil colocá-la ali. Mas de facto podiaa te posto outra fotografia de outra :)

E obrigada a todos :)

1:57 da manhã  
Blogger Eurydice said...

Pois MÃO NA ANCA será, Misspearls!!! ehehhe

Apanhou certeiramente o ridículo da coisa!...

1:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Também acho que Rodin esculpiu o pensador para exorcizar a dor de dentes.

11:37 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

Aí está a minha prima Blita em grande forma!
Boa!

11:45 da tarde  
Blogger Rui MCB said...

Eu a ler o texto e aqui a minha queixada apoiada numa garrafa de litro e meio de água do caramulo (de frente para o monitor) :-)))

11:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

alguns põem a mão no queixo, outros põem a mão na anca. Há, todavia, aqueles que mesmo com as mãos levantadas, perdidas no vácuo, conseguem pôr a mão na ferida de alguém.... e isso dói, ó se dói.

10:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker