domingo, fevereiro 25

Séries de raça


Escreve-se muito sobre os óscares, "Sete Palmos de Terra", "A anatomia de Grey", etc., mas infelizmente não vejo referências ao fantástico"Rex, O Cão Polícia". Será que não veêm? Pelo menos, há um grupo de fans, com site e tudo, que não deixa esta série por mãos estrangeiras.
Além deste magnífico bicho, vedeta austríaca de tantas aventuras, herói de muitas peripécias, agente corajoso e intrépido, um simpático e bem humorado grupo de detectives não dão tréguas ao crime. Em cada episódio averiguam casos complicados, lutam com coragem e galhardia.
O fiel pastor alemão, bicho de muitos talentos, ora ajuda a farejar droga, prender contrabandistas, lutar contra ladrões, a pressentir intrusos ou a detectar movimentos suspeitos. E depois é o alemão, com um nadinha de sotaque austríaco que também torna a série muito especial. Se fosse em inglês, italiano ou francês, não tinha a mesma graça. Podia até correr o risco de se tornar banal, de tanta bicharada que põem a falar. São esquimós, cavalos, grilos, burros, tudo muito inglês com vozes famosas. Aqui não. Estamos na Áustria, as frases têm aquele travo alemão meio austríaco, os actores (todos) comem Frankfurter Würstchen e não hot dogs e até as aventuras têm uma faceta um pouco mais plausível, menos "tecnológica", menos acrobática. À europeia, talvez.
Mas é sobretudo do Rex que eu gosto. O seu dono também não está mal, os detectives e o médico legista têm a sua graça, mas são as habilidades do bicho que fazem a série. Ele é, convém não esquecer, o Kommissar Rex que abre portas, salta por janelas, prega partidas, toca campainhas, luta corajosamente para defender os amigos, a lei e a ordem e sem ele não haveria desfechos felizes e casos encerrados.
Além do Rex, só mesmo a Lassie, essa Collie espantosa, das minhas memórias a preto e branco. Até acho que chorávamos, mas já não está cá quem me consolava.
Grandes bichos, isso sim.

14 Comments:

Blogger cinderela-dos-pes-grandes said...

Ah, Misspearls também sou fã incondicional do Kommissaar Rex e da sua equipa e do alemão com aquele travo austríaco!... :)
Subscrevo tudo quanto diz, aliás.

1:38 da manhã  
Blogger definitivo said...

Miss Pearls, essa sua inclinação para o que é estrangeiro...
Mas qual Rex, qual cão polícia, qual alemão, qual austríaco com sotaque!...
Então, e o nosso «Inspector Max»?!....
Já percebi, é como quando apareceu o «Big Brother»: ninguém via aquilo mas... o Pontapé do Marco, o "gostastes?" do Telmo, o "tás a ber" do Big Mário ou a galinha prenha dessa figura nacional cujo nome - Zé Maria - mais parecia pseudónimo de escritor de best-sellers, fizeram parar Portugal, pelo menos, durante quatro meses. E ninguém - eu também não! - via "aquilo"!...

Aliás, Miss Pearls, só esta coisa de se chamar, veja bem, "Inspector Max", arrasa por completo um qualquer "cão polícia"... básico. Ou raso.
Está bem, na Austria chamam comissário ao pobre do cãozinho mas, que é que isso tem? Só piora a situação dele pois, um dia, sujeita-se a substituir o Guterres na ACNUR, o que não será tarefa fácil - o Guterres morde muito menos.

Em contrapartida, o nosso "Inspector" tem muito mais futuro: já o vejo a substituir a Maria José Morgado se por acaso os "Apitos"... não tocarem - o Max ferra muito mais.
Neste Portugal TVI?!... Oh! Oh!...

2:03 da manhã  
Blogger ergela said...

Ora aí esta uma das séries do meu imaginário,obrigado Isabel pela lembrança.

:)))

8:49 da manhã  
Blogger Once in a While said...

que boa recordação a da Lassie Miss Pearls .. obrigada :)

10:54 da manhã  
Blogger Lee said...

Pura usurpação dos direitos dos animais em tarefas pouco lúcidas e preferencialmente destinadas aos prazeres mundanos. As criancinhas também costumavam ser a atracção principal dos espectáculos dos adultos até que se começou a falar de pedofilia e exploração infantil...
Prefiro o Milou, da banda desenhada.

1:14 da tarde  
Blogger O Jansenista said...

Eu ia confessar que gosto do Rex, sobretudo aquela parte em que ele devora sandes de fiambre... mas ando desconfiado de que a Miss tenha falado do arguto canídeo para zombar ainda mais da falta de argúcia do "male brain"...

1:45 da tarde  
Blogger ariel said...

Nunca vi essa série do Rex, nem sei em que canal passa. É na RTP 2? De cães só sou fã da eterna Lassie, e do meu querido Tim, da série dos 5 da Enid Blyton. Devorava os livros todos e ficava a chorar por mais.

3:24 da tarde  
Blogger MissPearls said...

Ariel,
Passa na SIC à noite.
O Tim, claro!!!!

jansenista,
Tivera eu um cérebro tão "conspirativo" e seria bem menos "tansa" :)
Sim, o bicho adora sandochas.

Lee,
Milou também é um grande aventureiro.

Definitivo,
Quando passava o Inspector Max eu devia estar ocupada com outras coisas. Mas tenho uma vaga ideia.

3:40 da tarde  
Blogger Mushroomdeluxe said...

Cara Miss Pearls,
Ao ler o seu post, não deixo de pensar num maroto comentário caído numa conversa de amigas:
" ...Se tivesse um Rex e um apetrecho sexual à medida, há muito que havia prescindido de um marido!"

Isto resume a minha valoração pela série, salsichas à parte, claro!

4:28 da tarde  
Anonymous baducha said...

Ups...e eu que nunca vi "Rex, o Cão Polícia"...e pelos vistos também existe a versão portuguesa...caramba!
Será caso para dizer que preciso mudar de óculos!
Ah...mas a Lassie eu não perdia e adorava.

4:50 da tarde  
Blogger hcm said...

Miss Pearls,

Confesso que as séries faladas em alemão não são para mim muito atractivas, não sou particularmente entusiasta de animais no geral, mas sei quem é o Rex, o que faz e, principalmente, quem é o seu dono...
Quando li o post e os comentários reparei que ninguém falou, ainda, noutro "personagem" mítico da nossa (pelo menos da minha) infância: Rin-Tin-Tin!

Lembram-se? Ou sou só eu que estou a ficar velha???

Helena

5:33 da tarde  
Blogger MissPearls said...

O Rin Tim Tim, claro.

E um canguru e o São Bernardo da Heidi :)

6:04 da tarde  
Blogger definitivo said...

Tocou-me no ponto fraco ao lembrar o canguru.
Eu não perdia uma do Skypy!
Nas tardes de sábado.

7:32 da tarde  
Blogger Je maintiendrai said...

Sempre, sempre, sempre ao lados dos doggies...

11:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker