segunda-feira, dezembro 4

Kit Natal

Indiferentes a espíritos pouco natalícios (como o meu), os estabelecimentos comerciais vão espalhando mensagens de paz e amor um pouco por todo o lado. Lá estão as eternas canções Driving home for Christmas, White Christmas e tudo o que inclua holly nights e santa claus ao serviço do comércio de collants, boxers, livros, chocolates, perfumes, ouriversaria cara, brinquedos, e da tralha inútil do costume para encher assoalhoadas de reduzidas dimensões.
Nas televisões, amigas, lá estão as estrelinhas no canto a brilhar, mesmo que o filme seja de faca e alguidar e o telejornal mostre os despojos da última chacina rodoviária.
Os jornais publicam dossiers Natal com as incontornáveis decorações de mesas da Consoada e com um alternativo "carré de lebre com foie gras e estufado de lombardo e castanhas", em substituição do clássico prato de bacalhau com batatas. Inevitavelmente lá entra o psicólogo a divagar sobre o stress, a depressão e a tristeza (pode-se estar triste sem estar deprimido, que novidade) nesta época natalícia (é verdade que o Natal é uma ditadura que não permite a tristeza).
Ainda é cedo para a avalanche de insensatas Boas Festas por SMS. Visto tudo funcionar como uma enorme mailing list, não há qualquer discernimento para quem se enviam os habituais desejos de "Feliz Natal*Muita alegria*Muitas prendas*". Tudo me leva a crer que a era da electrónica submergiu as regras da sensibilidade e do bom senso.
Também não tarda muito que a blogoesfera seja inundada por adereços natalícios tipicamente portugueses como renas sorridentes, pais natais risonhos e claro, mais estrelinhas a piscar a fazer coro com os jingle bells.
E se por acaso os virem por aqui, até pode ser uma "tertúlia literária" com a "Comédia dos enganos".
Nota: Uma palavra gostosa para os gostosos bolos-rei da Pastelaria Garrett no Estoril. Não vale congelar os bolos: é preciso mesmo ir para a fila.
Pronto. A Calista Flockhart vestida de menina-Natal também não vai nada mal.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pois é, este parece ser um mundo sem meio termo. Mas existem excepções que vivem este momento natalício de forma diferente. Esses não precisam de kit de Natal pré-formatado pelo sistema económico vigente.

8:16 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker