segunda-feira, julho 17

Entradas e verbetes [actualiz.]

No Abrupto, "As vinte melhores obras de referência em Português". Para estudiosos e para quem faz vida disto. Em vez de as deixar aqui, entreguei no Abrupto uma data de "requisições."
A propósito do livro "Nos Rastos da Solidão" de José Machado Pais, um outro livro excelente do mesmo autor, premiado com o Prémio Gulbenkian de Ciência, com o título «Ganchos, Tachos e Biscates: Jovens, trabalho e futuro», um trabalho de investigação sociológica sobre a precariedade do emprego na juventude.
É um livro que descreve bem a "arte do desenrasca" de tantos jovens portugueses, uns com expectativas de futuro, outros aproveitando os furos da vida. São os relatos de entrevistas com um distribuidor de pizza, um promotor de artigos em supermercados, um «d-j» que é também ajudante de pedreiro, estudantes que exercem prostituição às escondidas, arrumadores de carros e até jovens com «tachos» na política.
Nota: No Socioblogue (infelizmente encerrado) , num exercício notável de sociologia criativa e de humor sociológico, um trecho retirado do capítulo intitulado «Jovens Acompanhantes: 'Puta de Vida que me Fez Puta'» que fala da experiência do autor aquando de uma visita a uma casa de prostituição.
eXTReMe Tracker