segunda-feira, maio 22

Sobre a vila de Cascais como ela está agora, o Eduardo Pitta disse tudo. O João Gonçalves deu uma achega e eu também não resisto. Também vivi por lá, não tanto tempo como esperava, mas o suficiente para ficar a conhecer o concelho. Quando saí da "Linha", ainda não existia o inenarrável centro comercial que agora serve de bifurcador de trânsito, mas o mal já tinha minado a vila mais cosmopolita de Portugal. Estive cerca de quatro anos sem lá voltar e quando lá estive, o ano passado, foi com incredulidade e com enorme tristeza que verifiquei que aquilo estava tudo errado. E nem sequer foram necessários muitos anos para destruir a elegância daquela vila de veraneio. A voragem da pressão urbanística quebrou hábitos e percursos, destruiu os traços arquitectónicos que a caracterizavam e quando dei por mim, estava numa localidade barulhenta, agressiva do ponto de vista rodoviário, onde os urbanistas certamente dormiram um sono de muitos anos. Voltei à esplanada do Albatroz, aos gelados do Santini até me escapulir para a autoestrada, com sinalização suficiente para correr comigo dali rapidamente. O Guincho está lá, claro, intocável, com as melhores praias das redondezas, onde volto quando chega o Verão, ao preço de duas portagens. De tudo isso e das voltas da vida, não há saudade que ali me prenda.

6 Comments:

Blogger Nelson Reprezas said...

Li os dois posts (três, com este) e até deixei um pequeno comentário no João Gonçalves. Repito, aqui, dois pontos que me parecem importantes. Um é considerar um abuso que se chame vulgar aos gelados da Santini. :)
Outro... é uma simples pergunta. Basicamente de acordo com a estragação feita, onde é que se vive melhor na Grande Lisboa? Cascais não é um caso isolado do desleixo e da venalidade nacionais...

4:32 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

Caro Espumante,
Já tinha lido os seus comentários :)
Não. Cascais não é mais que um exemplo do desleixo, da venalidade e da incúria nacionais. Mas é o que conheço melhor.
Cascais e Lisboa, claro.
Quanto aos gelados do Santini, desculpe, mas por acaso até prefiro os da Conchanata.
Primeiro porque estão longe de Cascais (personal affairs) e depois porque gosto daquela rua.
E a manga com chocolate vão bem comigo:) :)

4:49 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Eu acho que no essencial, estamos de acordo. Eu não disse que os gelados da Santini eram os melhores do mundo, só disse que não eram vulgares. Não conheço os da Conchanata, mas gostava de conhecer :)
Quanto à incúria, desleixo, venalidade, etc, estamos de acordo. Fiz apenas uma pergunta singela, a saber: - Na malha urbana da grande Lisboa, e apesar de tudo, onde é que se vive melhor que em Cascais?
Uma palavra final para reconhecer que a manga e o chocolate vão bem consigo, mas com absoluta certeza :))

9:08 da tarde  
Blogger João Villalobos said...

Caro Espumante,

Como alguém que também já viveu em Cascais bastantes anos, prefiro hoje a zona Monte Estoril-Estoril.
Julgo que todos estes posts sobre o assuntos se referiam à Vila e não ao Concelho. E que o Estoril mantém apesar de tudo uma tranquilidade que Cascais perdeu.
Abraço

1:19 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

CAro João,
Desculpe, mas não estou a imaginá-lo no meio do mulherio agarrado à bandeira no Estádio NAcional..:)
Tem fotografias? :)

É sobre Cascais e não só. Certamente se recorda também de ter descoberto um concelho desconhecido quando o mesmo foi esventrado pela autoestrada. Indescrítivel.

Acho que Oeiras passou há muito de um concelho suburbano de Lisboa, para um concelho com melhores acessibilidades, equipamentos, organização e qualidade de vida.
O preço do metro quadrado em Oeiras (tipo Alto do Lagoal, etc) há muito que ultrapassou Cascais.

5:00 da tarde  
Blogger 125_azul said...

Mas todo aquele mar, senhores... é que ainda não conseguiram estragar o mar! Ainda.

8:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker