Post com gente dentro
Finalmente: Novas regras para o transporte escolar foram aprovadas hoje .
Só neste país europeu é que legislação tão importante demora tanto tempo a ser aprovada. Uma miséria.
Os meus parabéns à APSI, que anda há tantos anos a lutar pela segurança infantil, num país onde a incúria e a falta de responsabilização vêm geralmente em papel timbrado com selo oficial.
5 Comments:
É. Tem toda a razão. Mas a incúria vai continuar porque não estou a ver como e onde é que as nossas instituições (autarquias incluídas) vão encontrar meios para cumprir a legislação. Recordo que neste país há crianças que não vão à escola simplesmente porque a autarquia não disponibiliza verbas para o diesel de uma carrinha ou autocarro...
E também tem toda a razão. Por cepticismo próprio e adquirido nestas "militâncias", receio sempre que isto não passe de mais uma lei, criada com as melhores intenções.
Conheço bem o trabalho da APSI desde a sua fundação, muitas vezes nos cruzámos em actividades comuns e sei bem o esforço que fizeram para chamar a atenção para este problema (tb o das cadeirinhas, etc.)
Leu o artigo do António Barreto no Público de Domingo? Sobre a escola sem condições, transporte, água, vedações, mas com banda larga? Estava muito bem retratado o país que temos.
Não deixa de ser importante haver legislação. Assim pelo menos já se pode refilar, exigir, com uma lei na manga....
É claro que a polícia, neste país, tem muita culpa no cartório. Quantas crianças vemos aos trambolhões nos bancos de trás dos carros? Alguém é multado? Eu dou por mim a fazer figura de ursa, quando me ponho ao lado desses carros e lhes digo que as crianças não têm cinto....
E já agora, mais um salto civilizacional que se impôe: haver táxis com cadeiras para crianças. Haver a possibilidade de chamar um táxi que tenha essas cadeiras. Porque nem toda a gente tem carro.
Mais? Regras rígidas para vedar piscinas. OBRIGAR as piscinas particulares a serem vedadas, como acontece noutros países.
Mais? Exigir que os prédios, as escolas, os edifícios em geral sejam construídos com a noção de que podem ser verdadeiros perigos. Como terem varandas sem protecções, escadas sem corrimões, verdadeiras armadilhas....
Isto para não falar do deixa andar em relação aos carros estacionados nos passeios, nas passadeiras, enfim, em todo o lado por onde é suposto passarem pessoas, adultas, idosas, crianças, bebés de colo, and so on.
Só para dar um exemplo: estou a uma unha de me dirigir à esquadra de Telheiras e exigir que comecem a multar os carros que estacionam em cima dos passeios e em cima das curvas quando têm estacionamento legal a 20 ou a 30 metros. E a polícia? Nada. Passeia-se.
Rita,
Concordo com tudo, tudo e podíamos estar aqui todo o dia a discutir estas coisas. MAs eu hoje de tarde tenho outras coisas.
Vá à esquadra. Vá. Que eu até fotografias já enviei para a Camara, para a PSP e para a Policia Municipal.
A polícia quer lá saber. Até acho que se vão rir de si: Outra chata!" ou "O que quer que eu faça?"
E os cidadãos tb não se importam com o bairro, com a rua ou com o bem estar. Com estacionamento legal a vinte metro preferem os passeios. São também brilhantes exemplos de cidadania que os paizinhos dão aos filhos.
Ah ! E isto sem falar nos dias de jogos de futebol. Sei de casos em que uma ambulância não conseguiu passar. E se houver um incêndio?
Depois conte-me tudo.
E não se deixe vencer pela inércia dos outros.
Vou tentar, então, com esse incentivo todo... Ah, e isso do você.... 'xa pra lá....
Enviar um comentário
<< Home