domingo, fevereiro 13

Outros ares


Só hoje recebi dois mails de companhias de aviação low cost com bilhetes a preço irrecusável (last day super saver) incluindo alojamento e vôos.
A agência de viagens em linha propõe "escapadelas românticas" em pousadas simpáticas e por todo lado se divulgam férias na neve,  uma Páscoa pouco cristã com opções entre mar e serra, sem esquecer o Carnaval 2011 para os mais foliões. Como habitualmente, a Disney oferece descontos para famílias nos resorts do parque, e o mar estará mais perto ou distante conforme a bolsa de cada um.
Os jovens casais têm os seus miminhos em luas de mel tão exóticas quanto escaldantes, animados por preços módicos de quartos duplos e mil mordomias; até os séniores são bafejados com a sorte de programas aliciantes se bem que menos intrépidos. Há menus apetitosos para todos os gostos, idades e cartões, com crédito em suaves prestações.
As ofertas de turismo cultural são insignificantes e os itinerários religiosos escasseiam, deixando essa cota de mercado entregue a organizações ligadas ás igrejas. Fazem mal; os espanhóis vão descobrindo por comboio, barco ou autocarro as dezenas de santuários marianos espalhados um pouco por todo o lado. Não é necessária nenhuma visita papal para se meterem a caminho, de Bíblia na mão, aliando o farnel à oração.
Faz de conta que estou indecisa, entalada entre uma escapadela romântica, um low cost bem organizado, a Páscoa em fato de banho ou um Carnaval fresquinho, descartado que está o programa da Disney, a fantasia da lua de mel e o autocarro sénior.
A verdade é que o êxodo prossegue, comigo ou sem mim, lá no interior as oliveiras continuam inacessíveis, a casa silenciosa, e as poupanças têm destino. E depois, "we'll always have Lisbon".

Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes,de inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo — entende-se. Mas com este clima, com esse ar que Deus nos deu, onde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal.
Almeida Garrett, Viagens na minha terra

1 Comments:

Blogger O Pescador said...

Olá Isabel.
Como alternativa, também low cost e sem sair de casa, podes dar um salto ao meu blog e passear pela Senhora da Graça.
Cumprimentos,
JR

4:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker