sábado, setembro 25

Para lá da estação

Daqui onde me encontro, as ramagens da árvore junto à janela sopradas pelo vento parecem os movimentos das ondas do mar, num marulhar vagaroso de espuma mansa.
Lembro-me sempre de uma outra árvore, da casa da minha infância, cujos ramos pareciam entrar-me no quarto e que já não existe. Nas noites quentes que ainda lá estão, com o silêncio que entretanto desapareceu, lá estava ela, quieta, com as folhas preguiçosas junto às janelas abertas à espera de uma aragem. Com o Outono, voltavam as ondas, vagarosas, de cadência certa, ou revoltas como o mar Atlântico destas redondezas. Lá longe, sonhava com o areal, com o cheiro a maresia, com as toalhas de franjinhas, e até com o copo de leite a que me obrigavam a meio da tarde. E imaginava como seria ter a praia ali ao pé.
Na varanda, fazia projectos de cabeça: dava jeito ser para os lados da estação; havia as sombras da avenida no trajecto, o comboio servia quem vinha de fora, e via-se o mar mesmo ali. Imaginava rotinas de vida com praia, sempre era a minha terra e dali não sairia. Afinal de contas, que mais se poderia querer? O mar ali tão perto, era só atravessar a estação, o clima ameno, a nossa parte do areal cheia de amigos, gente arejada, um sossego e uma animação.
Sim, onde estavam aquelas rochas de basalto agora transformadas em ruas de apartamentos e condomínios, seria o lugar ideal para a praia que imaginava encostada à varanda. Que vistas fantásticas, um privilégio.
Por fim, fechava a porta para impedir o calor que apertava naquela varanda com vistas para locais que já não existem, à excepção de uns restos de muralha com pouca graça. A casa, essa ainda lá está, mas nós não. Eram tempos em que ouviam as chaves a cair na taça de estanho à entrada, depois de se adivinhar os passos junto à porta.
Estranhamente, continuo a ouvir as folhagens como se fossem ondas. Coisas da saudade.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É bom ter saudades doces.
É sinal de que foi bom.
Bom fim de semana de outono, Miss Pearls.
TeB

10:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Das rochas de basalto aos condomínios omnipresentes que, com outras barbaridades, transformaram o litoral do país em filas infindas e depressiva saturação suburbana.

No espaço de uma geração, o que se perdeu... Mas os responsáveis por tudo isso, por aí continuam. Arautos do "pogresso" e bem amados por um povo que só vê progresso em alcatrão, tijolo, cimento e alumínio anodizado, barulho, buzinas, poeira de verão e lama de inverno.

Nós ainda temos as memórias. Os nossos filhos já nem isso.

Costa

12:59 da manhã  
Blogger Madrigal said...

Gosto imenso da tua prosa e há muito tempo que não te visitava, uma vez que tenho andado afastado do mundo bloguista.

Abraço

7:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker