quarta-feira, agosto 5

"Deu sinal a trombeta castelhana"*

Para quem não conhece, as fotografias abaixo pertencem ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e ao Campo Militar de S. Jorge, a que sugiro uma visita.
Mesmo para uma moderada patriota como eu, foi com gosto que vi um excelente equipamento cultural que relata, de diversas formas, um acontecimento marcante da história deste país. Com o apoio de vários mecenas, construiu-se um centro de interpretação onde se pode ver um filme que, através de Fernão Lopes, narra a batalha e os seus antecedentes históricos. Na sala contígua existe a cronologia dos factos, imagens do material militar da época, e reportagens alusivas à primeira campanha arqueológica importante, assim como diversa iconografia, tudo numa linguagem acessível, o que torna o equipamento bem adaptado tanto do ponto de vista pedagógico como didáctico. Cá fora, no campo militar, assinalam-se as posições estratégicas das tropas portuguesas e inglesas e lá está a bilha de água no beiral de uma janela da Capela de S. Jorge para dar de beber a quem tenha sede.
Foi com gosto que vi inúmeras famílias com ou sem visitas guiadas, aproveitando a sombra dos pinheiros no parque de merendas com curiosos artefactos medievais, o que é sinal que por vezes saem dos shoppings artificiais e aprendem alguma coisa que não seja na internet. Acredito que existam meninos que conheçam melhor os resorts da Disney em Paris ou Orlando do que os monumentos do país onde vivem, mas a "culpa" não é deles.
* Episódio da Batalha de Aljubarrota - "Os Lusíadas", canto IV
eXTReMe Tracker