domingo, março 16

Causas perdidas


Nas páginas de jornais dedicadas à Publicidade, entre anúncios de concurso, editais, ofertas de emprego e necrologia, é costume haver umas pequenas colunas, em letras finas, com orações a S. Judas Tadeu. Apesar de me causar alguma curiosidade, foi sempre o reduzido tamanho das letras que me dissuadiu de ler o que continha.
Explica-se rapidamente: São Judas Tadeu é o santo patrono da Igreja Católica das causas desesperadas e das causas perdidas, a cuja intercessão os crentes recorrem em circunstâncias difíceis das suas vidas ou, "quando, esgotados todos os meios humanos, as causas parecem totalmente perdidas ou desesperadas". (sic)
Do que pude apurar, muitos preferem não revelar nem motivos nem êxitos, mas quem não se importa de os dar a conhecer, fica a gratidão pela cura da doença, o sucesso no emprego, as desavenças resolvidas e as finanças sanadas, entre outras.
Para além das preces, novenas e esmolas, é também costume mandar publicar a oração em jornais ou revistas, como forma de agradecimento ou para divulgação da graça obtida. É esta a razão pela qual lá está a oração a S. Judas Tadeu, em letras miudinhas e com as iniciais do nome de quem pede o milagre.
Pondo de lado o meu cepticismo que não interessa a ninguém, nestas coisas creio que cada um sabe de si e dos seus: anúncios em jornais ? whatever. Por outro lado, e sei do que falo, como escreveu Oscar Wilde: "As nossas tragédias são sempre de uma profunda banalidade para os outros".
eXTReMe Tracker