terça-feira, novembro 13

E o título? No início ou no final?

Este blog acordou assim: com cheiro a flores e as palavras submersas em espuma sem vontade de sair.

Por vezes interrogo-me como é que os outros bloggers escrevem os posts. Isto é, andam a pensar no assunto, chegam ao computador e escrevem, "criam" mentalmente os textos nos semáforos, nas filas de supermercado, nos consultórios do dentista, não pensam em coisa nenhuma e assim que abrem o blogger sabem o que vão escrever, sabem sempre o que vão escrever antes de abrir o computador? depois de abrir o computador? o computador é importante?
Outra aspecto que me questiono são as expressões, as palavras, as frases. Terão já uma ideia das palavras que querem empregar, ou só têm mesmo uma ideia? Se eu, inúmeras vezes, não tenho qualquer pontinha de imaginação, será que há bloggers que têm criatividade para dar e vender? Se sim, onde a encontram?
Eu sei que um filme, um quadro, um livro, um disco, um jantar, uns sapatos, uma crónica bem escrita, um computador novo, um prato original, festas várias, o Verão, o Inverno, a cidade, o campo, o metropolitano, o ruído, a vizinhança, o camelo que nos ia atropelando, o aniversário dos filhos, o nosso, a gravidez, o nascimento, a morte, a doença, o amor, o desamor, os recadinhos, os poemas, os encontros, os desencontros, os amigos, um perfume, etc., etc., tudo pode servir de pretexto para um post. Eu sei que depois é juntar as palavras, criar um estilo e já está. Não é bem assim, mas imaginemos que sim.
Não falo de blogs políticos ou económicos porque esses, parece-me, terão sempre um ou dois "assuntos". Os jornais, a televisão, as discussões, proporcionam temas e debates que não me parece difícil transpor para o blog. Se são originais, críticos, consistentes, fundamentados, isso é outra coisa. Mas um blog pessoal, diarístico, não vive da actualidade, raras vezes se alimenta da política agrícola ou da nova legislação sobre a pesca recreativa. Porventura alguma particularidade ou excentricidade dos intervenientes sirva para alguma coisa. Se o generoso upgrade do look da Sra. Felgueiras pode ser propício a uma graçola, já para outras personagens, garanto que será necessário muita imaginação e criatividade para tomar o gosto ao post.
Então se um texto é criado por uma ideia, por palavras e expressões, como se edita? No silêncio, com ruído, em frente à televisão, com música, de dia, de noite, com dicionário, com outros livros ao lado, com uma ajudinha do google? E depois? as palavras vão saindo, ou, pelo contrário, apaga, escreve, re-escreve, corrige, volta ao princípio, hesita, mexe-se na cadeira e interrroga-se como é que termino isto?
Entretanto fuma, come, bebe, levanta-se, atende o telefone, o marido, os filhos, bolas, só mais um momento que já não se pode estar sossegada nesta casa?
Outro pormenor que desconheço nos outros bloggers, são os posts em draft. Não hesitam, não os põem em recato, para melhores dias, boa ideia mas agora não, é melhor "save as draft"?
Falo por mim, houve uma altura que tinha tantos posts em draft que o blogger se assemelhava à tralha que se vai guardando no carro e que nunca é altura de limpar. Por falar nisso, quando é que chove?
(Já editado)
fotografia aqui

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Posso falar por mim, que já por aqui ando há alguns anitos.
Normalmente sento-me ao computador e escrevo, o que sair no momento. Se o faço, no entanto, é porque já tenho algo para escrever, mas sem ainda ter escolhido as palavras...
O título, muitas vezes, vem no fim e já depois de ter publicado o texto.
Nunca guardo rascunhos, é tudo obra do momento. Não planifico, sai quando tiver algo a "dizer" ou a mostrar.
Há uma excepção, para um dos meus blogues, onde tenho de procurar imagens que se adaptem ao que escrevi... ou escrever o que as imagens que descobri me sugerem. E, por vezes, rascunho textos à mão quando a inspiração surge, num qualquer pedaço de papel que depois passo para o computador.

8:19 da manhã  
Blogger CPrice said...

é por estas e por outras que eu não tenho computador em casa .. (risos) .. delicioso Miss Pearls .. já o tinha sentido na altura que o li pela primeira vez mas a amiga relê-se sempre com o mesmo prazer :)
Boa semana *

8:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sim senhora!Para quem não sabia o que ía escrever, não está mal.
Quantas vezes Isabel, me acontece isso quando tenho aquela angustia e o terror de uma folha branca à frente (sim,por ainda sou do tempo que se escrevia com caneta de aparo e papel,aliás, não sou capaz de escrever doutra maneira).

Cumprimentos carissíma.

9:15 da manhã  
Blogger esquilo said...

cada um só poderá falar por si mesmo...eu encontro na magia de se poder escrever sobre tudo e sobre pequenos nadas a inspiração, muitas vezes em bons blogs como o Miss Pearls!
as melhores pérolas são sempre as mais simples como muitas das que felizmente já li aqui.
nos blogs escrevemos para nós mesmos ou não é tudo o que fazemos uma tentativa de sermos sempre um pouco mais amados?

9:39 da manhã  
Blogger JC said...

Excelente texto, que reflecte bem o "conceito" do seu blog. Os meus parabéns.
JC

12:06 da tarde  
Blogger cdgabinete said...

Alguns dos meus posts começam em monólogos de corrida... Mas a maior parte resulta da "inspiração da momento", após a abertura do computador...
Os posts que guardo como draft, raramente vêem a luz da web.... quando encravo, guardo e depois não consigo apanhar o fio à meada....

10:15 da tarde  
Blogger Luís Novaes Tito said...

E assim se fez um post que respondeu a todas as questões levantadas para o fazer.

Very well, Miss Pearls.

PS. Se alguma vez tivesse feito drafts, nunca tinha publicado um único texto.

1:45 da tarde  
Blogger f.mad. said...

A sombra de Hamlet...
:)

2:12 da tarde  
Blogger Lux Lisbon said...

O meu (como 80% dos blogs penso eu) nasceu do tédio que sentia nos dias de menor fluxo jornalístico aqui da redacção. Assim, começei por criar um blog sem rumo...Verdade seja dita continua sem rumo o meu dito blog, mas porque segue ao sabor dos meus caprichos e momentos livres.Escrevo o que gosto mas nunca é muito pensado!Tenho uma escrita impulsiva acho eu...

:)

5:00 da tarde  
Blogger Clara said...

Só escrevo quando fico aflita de palavras dentro de mim. Nesse momento, se não as escrever (num papel ou noutro sítio), ficam dentro de mim quase a queimar como o sol de verão da uma da tarde.
Em draft deixo aquilo que não consigo escrever (por não ter tempo ou cabeça) e ainda quero escrever mas de forma mais arranjadinha. Outros (poucos) drafts tenho por não querer magoar alguém ou revelar demais.

10:56 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

F.Mad.
Talvez...:)
Obrigada pela simpatia por passar por aqui.

Floreca,
Olá
Quando quero escrever já tenho em mente algumas palavras ou expressões. Desde que tenha algo para dizer, claro.
:)


Olá Once In a While,
Obrigada
Sempre uma simpatia.


ergela,
Confesso alguma preguiça em escrever com a caneta...
Cumprimentos carissímo

Esquilo,
Obrigada
Para sermos lidos, sim. Para sermos mais amados, acho que não.

JC OBRIGADA

cdgabinete,
OS POSTS que estão em draft são mesmo fraquinhos.... e depois ficam datados.


LNT,
Obrigada pelas suas palavras
E as suas são de um enorme exagero....

Lux Lisbon,
Por acaso eu não acho que tenho uma escrita impulsiva. Há muita oralidade nisto tudo, verdade seja dita.


Clara,
Só Outros (poucos) drafts tenho por não querer magoar alguém ou revelar demais.
Acho que compreendo, mas isso só acontece quando nos estamos a dirigir a alguém em particular.
Eu raramente o faço.
Nada aqui é personalizado. Pessoal, sim, claro.
Por vezes só nós sabemos onde está a realidade e a ficção, não é?

11:15 da tarde  
Blogger rb said...

Cara Miss Pearls,

Antes de mais, dizer-lhe que, invariavelmente, passo aqui para lê-la e saio sempre agradado, quer pelo conteúdo, quer pela forma. Seguramente, hoje foi um desses.
Admiro o estilo de Miss Pearls, sobretudo desde que ouvi a sua autora na rádio (sensação agradável e estranha ao mesmo tempo), numa entrevista com o Pedro R. Duarte.
A minha forma de blogar é um pouco como a de trabalhar, há uma desorganização organizada.
Há dias em que me apetece encher o blog de postais e outros em que me apetece é acabar com ele. Questiono-me muito sobre sentido que faz escrever num blog.
Muitas vezes, dou por mim, a pensar no que hei-de escrever apesar de entender que só devia fazê-lo quando verdadeiramente me apetece. E também a olhar as coisas numa perspectiva de um eventual post. Acho que tudo isto são defeitos(?) ou vícios(?) dos bloggers em geral. É que blogar é mesmo um vício.
O título? Normalmente no fim.

6:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker