Blogs políticos em revista
Na revista Focus desta semana, um artigo sobre blogues políticos, caracterizados de "combate":
"O debate político passou para o universo virtual. A voz foi substituída pelos caracteres e pela imagem digitalizada num qualquer computador. As discussões entram e saem em cada endereço da blogosfera. Se no século XVIII eram os novelistas a percorrer a rua da Baixa Lisboeta, de botequim em botequim, iam contando as histórias das cortes, agora a via pública foi substituída pelo modem, o teclado tomou o lugar da sonoridade da palavra e as discussões, essas, são plantadas nas caixas de posts.
Eles são urbanos; ideologicamente vincados. Não se vergam ao primeiro argumento. Os teclados são armas aguçadas ao serviço de ideiais. Cada video ou imagem é moldado ao sabor das provocações. As páginas dos bloggers são espelhos que reflectem pontos de vista. A imparcialidade está longe de ser um valor a alcançar. Eles assumem-no. Ninguém mostra mais do que aquilo que interessa revelar. Dialogam com os leitores, fazem humor, discutem.
"Gosto de touradas. Quero falar de touradas. Por que tenho de ser discriminado por gostar de touradas?" afirma Rodrigo Moita de Deus, um dos bloggers entrevistados. "Somos amigos. Somos de direita. Somos parciais. Só quem não nos conhece pode reclamar isenção no 31 da Armada".(...) A direita não é a mesma de 24 de Abril de 1994. Idolatramos tanto a Salazar como Fidel Castro.(....)"
2 Comments:
Mistério: tinha posto no meu blogue um link para este belo «post» que entretanto desapareceu...
http://misspearls.blogspot.com/2007/10/blogoesfera-ou-forma-como-vejo.html
???
Joana
Fui eu. Azelhice minha
:)
Enviar um comentário
<< Home