segunda-feira, agosto 27

Dias de Verão (10): A louça das Caldas não é uma ficção

A louça das Caldas não é uma ficção Vem nos manuais de que as férias servem (também) para quebrar rotinas. Ou melhor, sazonalmente, criam-se novas rotinas, as que nos apetecem, no tempo que queremos e nos espaços que escolhemos. Talvez por isso, daqui da minha cadeira de praia, vejo nas revistas do coração as mesmas caras que atravessam a ponte para se reunirem às tribos a que pertencem, mas curiosamente (ou talvez não), lá estão eles todos de novo, mais bronzeados, claro, mas os mesmos, vestidos a preceito, calçados a rigor e sem dar tréguas ao secador.
Não me queixo nem os invejo. Com tempo, descobrem-se novos cantos, outros encantos ou recantos em que nunca nos detivemos. Dá para tudo: para as peras mais afamadas, regatear a qualidade dos pessegos, uma caixa de amoras, comparar as uvas mais doces, o peixe mais fresco, os oregãos acabados de colher, o molho de coentros, o prazer de circular por entre mercados a céu aberto, apreciar a simplicidade e gozar assim outras férias, as que não vêm no manuais nem nos guias turistícos.
A louça das Caldas? Essa mesma, a brejeira, lá está ela à venda numa banca do mercado, "disfarçada" de futebol, só não vê quem não quer. Que pensará aquele nórdico espreitando com curiosidade para aquela caneca? Não interessa. Boas alfaces, aquelas.
eXTReMe Tracker