terça-feira, janeiro 16

Le silence est fait de paroles que l'on n'a pas dites. [Marguerite Yourcenar]

5 Comments:

Blogger Jansenista said...

Salvé! Dessa foto nem me lembrava, mas julgo que o livro é sobre Proust e o mapa é da Normandia proustiana, a mítica Balbec-Plage...

9:44 da manhã  
Blogger Maria de Fátima Filipe said...

Em boa hora evoca Yourcenar, Miss Pearls, para mim é um prazer.Com as explicações acrescidas do Jansenista, o quadro fica radioso.
:)

10:45 da manhã  
Blogger definitivo said...

Tens razão, Jansenista. Já a toalha - de linho - tem todo o ar de ter origem em Ribeira de Pena. Em Cerva, mais propriamente.
As porcelanas não enganam: são Limoges - pintadas à mão (é outra coisa) -, embora me pareça que há ali, meio envergonhados, uma chávena mais o seu pires, com todo o aspecto de quem deixou os seus outros cinco casais dentro de uma caixa que foi comprada - as promoções são sempre de aproveitar - no mini-mercado do Sr. Reis.
A nódoa - porque há sempre uma nódoa que nos acompanha para todo o lado -, parece-me ter origem num pequeno salpico de chá quando alguém contou uma daquelas anedotas-fora-de-horas.
Por falar em chá, o chá é um chá - embora pareça, não sou gago - tipicamente Oolong. Ou seja, nem é verde nem é preto: deriva dos dois. E a mim parece-me bem, pois não há como evitar comentários racistas. E ninguém é racista, pois não?
Para terminar, que já se faz tarde para apanhar o 24 prós Prazeres, uma coisa que está lá - lá está, como a fé! - mas não se vê: o açúcar. Aliás, nas minhas entrevistas, quando falo de coisas doces, lembro sempre a minha máxima: as coisas doces não são para as comermos, são para as sentirmos.
Dizia eu sobre o açúcar que está mas não se vê que, tem todo o aspecto (embora sem rosto) de ser um açúcar branco - volto a repetir que não há racistas - granulado RAR, e que é vendido em sacos de 1 Kg.

Miss Pearls, para "condizer" com o que Yourcenar diz, lembro uma de Nietzsche: "Os leitores extraem dos livros, consoante o seu carácter, a exemplo da abelha ou da aranha que, do suco das flores retiram, uma o mel, a outra o veneno"

3:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

C'est très beau.

10:19 da tarde  
Blogger Eurydice said...

Definitivamente... DEFINITIVO!... ehehhe

10:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker