quarta-feira, agosto 23

Pão, costumes e práticas

Domingo fim-de-tarde, sentado na esplanada do Nautilus, este então ainda novo. Na minha frente estaciona um grande Volvo diplomático. Traz a bandeira arvorada, está em regresso de representação, depreende-se. Lá de dentro sai o óbvio embaixador escandinavo, fim de dia de trabalho, ainda impecável nas vestes. Avança, até mesmo mais visível pelas alturas habituais do seu povo, entra na padaria e logo sai com o saco de pão. Olho para o lado num "Que diferença!" e o patrício logo se me devolve num "Quem nos dera!".
Sobre estes terrivelmente pouco burgueses hábitos nórdicos, também tenho para contar: No ano passado, pelas comemorações do Hans Christian Andersen, o concerto estava cheio de nórdicos, sobretudo dinamarqueses. À saída, enquanto as sumidades portuguesas esperavam pelos respectivos motoristas, foi um regalo ver alguns membros do Corpo Diplomático (seria também embaixadores?) tirarem o porta-chaves do bolso e entrar em lindos Volvo. Para o volante claro. Usos impensáveis por cá, como se sabe.

1 Comments:

Blogger Dina Nunes said...

Cara Miss Pearls, certamente todos nós temos exemplos destes. Por mim, o que mais me impressionou foi um concerto que fui ver o ano passado ao Concertgebouw (uma sala em Amesterdão, com uma acústica fantástica). Os holandeses são bastante descontraídos na maneira de vestir e, contrariamente ao que esperava, estava tudo vestido a rigor, donde concluí que aquele deveria ser um evento especial, um evento no qual se deveriam apresentar no seu melhor. O que me impressionou foi mesmo o final do concerto. A julgar pelas vestimentas, esperava encontrar grandes carros (talvez Volvo) à saída. Mas não. É com espanto que os vejo pegar nas bicicletas e desatarem dali a pedalar, elas com os seus vestidos vaporosos, eles com as suas abas de grilo e papillons. Juro que fiquei ali parada uma série de tempo, até que o último espectador holandês desaparecesse, ágil, na curva da estrada.
Parecia cena de filme.

9:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker