segunda-feira, janeiro 2

A galinhola por dama de companhia


Estava a linda galinhola posta em sossego em cima de umas pedras, debicando bicharada por entre a vegetação, um brunch tardio que tanto apreciava desde que se tinha mudado para aquelas terras baixas. Ao longe ouvia os caçadores, aqueles malandros aos tiros e os cães a ladrar. Por aquelas alturas do ano não davam descanso aos seus vizinhos de quatro patas, fossem coelhos ou lebres; safavam-se os tordos lá no alto, que ainda não era tempo do chumbo, mas não perdiam pela demora, que os homens com as armas haveriam de voltar; estavam de olho neles, os tordos de plumagem negra e de papo cheio das colheitas.
"Gostam de galinholas, estes bacanos? Pois vão vê-las aos quadros da Gulbenkian, com paredes cheias de naturezas mortas!! Comprem vistalegres decorativas, se gostam assim tanto de nós: antes em cima dos móveis do que nos vossos estômagos, desgraçados. Leiam S. Francisco de Assis. Pois não sabem eles que "Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem... Deus quer que ajudemos os animais...,Não te envergonhes se, às vezes, os animais estejam mais próximos de ti do que as pessoas. Eles também são teus irmãos".
Desconfio que dos franciscanos só conhecem aquele frade simpático que anda de mercedes e curte touradas. Mas certamente se recordam da nossa irmã Brigitte Bardot. E que disse ela? " Eu dei a minha beleza e a minha juventude aos homens. Agora dou a minha sabedoria e a minha experiência aos animais." Ponhan aqui os olhos nesta frase, que já de nada vale olharem para aquele corpo que em tempos idos foi o mais fantástico de todos os mundos.
O melhor é agachar-me, muda e queda, que os ouço aproximar. Para nos moerem o juízo sabem acordar cedo, estes marmanjos. Para os empregos, ai ai, que sono temos. Desapareçam, que têm as lancheiras com boa comida e melhor bebida. Em casa pode ser que vos cheguem a roupa ao pelo com o rolo da massa, andor, desgraçados.
Estou frita, ou melhor, estou a caminho do forno, com as tripas em paté. Pode ser que os maduros se engasguem com a tosta. Ai.....
(Nota: título a pedido)
eXTReMe Tracker