terça-feira, junho 21

Questionário


What does your bedside table look like?

o blog Le style et la matière- reflections on summer readingretirado de Little Augury

O caro Jansenista, um dos meus mais antigos blogs de cabeceira, julga-me capaz de responder a algumas perguntinhas sobre livros, ou melhor, sobre o conteúdo dos livros, o que não é a mesma coisa que ler páginas de rosto e índices variados.

1. Existe um livro que lerias e relerias várias vezes?
Tenho lido a obra de Austen "Sensibilidade e Bom-senso" em diversas fases da minha vida; foi a usura do tempo que me levou a concluir que afinal nada daquilo era inocente.

2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
Tipo tentar deixar de fumar? essa é fácil: o "Pantagruel". Cedo percebi que os livros de culinária não fariam de mim uma boa cozinheira.
Mesmo a sério,  A volta no parafuso de Henry James foi uma derrota após derrota. Já me livrei do livro.
3. Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?
Não me faças perguntas difíceis...

4. Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
Os livros do Henry Miller na altura certa. Por que nunca os li? Perdida num lugarejo da Beira Interior?

5. Que livro leste cuja 'cena final' jamais conseguiste esquecer?
O livro "Rebecca" de  Daphne Du Maurier

Mrs. de Winter -What time is it?

Mr. de Winter: Twenty past two.
Mrs. de Winter: It’s funny. It looks as though the dawn is breaking over there, beyond those hills. It can’t be. It’s too early. It’s in winter you see northern lights, isn’t it? Not in summer.


Mr. de Winter: That’s not the northern lights. That’s Manderley. It is burning.
 
6. Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?

Curiosamente, o que fez de mim uma pequena leitora foi uma doença grave em criança. À falta de televisão e de companhia (tinha estar isolada), ocupava o tempo com livros, fornecidos pelos meus pais e por primos. Para arrelia da minha mãe, comecei a falar com os dedos: nas últimas páginas da biografia da Hellen Keller havia uns bonecos com a representação da linguagem gestual e, durante algum tempo foi um entretenimento. Já me esqueci de tudo.
Dadas as circunstâncias, não era esquisita. Lia livros da Colecção Azul da  Casa do Livro Editora (tipo "O Pequeno Lorde"),  Hans Christian Andersen, Irmãos Grimm, Condessa de Ségur,  Odette de Saint Maurice, obras da Série 15 da Europa América (15 histórias de aventuras, de mistério, do espaço, etc.). Mas o que eu delirava era mesm com as histórias de Grishka e do urso de René Guillot (coisa de rapazes) e deitava à mãos à "Modas e Bordados". Era o que havia.

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
"Viagens na minha terra" de Almeida Garrett. Porque fui obrigada.


8. Indica alguns dos teus livros preferidos.Assim de repente, gosto dos "Contos" do Eça, do detective Pepe Carvalho de Vasquéz Montalban, de biografias, "Ricardo III" de Shakespeare, das irmãs Bronte e de Evelyn Waugh .Mas sou apreciadora de um bom registo bibliográfico e posso ser encontrada junto a leitores de microfilmes, onde se encontram tesouros deliciosos e informação variada.  Gostar do que se faz é muito bom.

9. Que livro estás a ler neste momento?
"La coca" de J. Rentes de Carvalho


10. Indica dez amigos para responderem a isto.
19 amigos, caro Jansenista? Não sou assim tão popular.
O Fernando Martins do Cachimbo, o Miguel Castelo Branco do Combustões,  a Sofia do Controversa Maresia, o Alexandre Soares Silva do Brasil, o Paulo Ferrero, Ana Cláudia Vicente do Delito , Pedro Correia do Albergue, e o Afonso do Homem da Cidade.
Poucos mas bons e desculpem lá a maçada.

10 Comments:

Blogger Fernando Martins said...

Obrigado, Isabel. O João Gonçalves também já me tinha "recomendado". Responderei o mais brevemente possível.
Outra coisa: noto-te muito "situacionista". Mais uma razão para almoçarmos.

12:49 da manhã  
Blogger M Isabel G said...

pois foi!!! esqueci-me disso.
Quanto ao situacionismo, passo. Não conheço o Sr. Primeiro Ministro, mas gosto dele. :)
Almoço, ok. Espero que não nos tenhas voltado as costas e te dediques a arquivos.

1:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Querida, respondo sem falta assim que puder. juro. :)

1:00 da manhã  
Blogger M Isabel G said...

Se calhar a malta ainda é capaz de pensar que estamos zangadissimos e a discutir eh eh eh eh
beijinhos aos teus rapazes e Charo.

1:01 da manhã  
Blogger Cláudia [ACV] said...

Saudades, menina pérolas!

Com um convite tão carinhoso responderei no Delito, sim senhora. Beijinhos do subúrbio mactamense, não mais bonito do que antes, mas agora quasi nobilitado pela residência oficiosa do PM, eheh...tem sido um fartote de rir com o chique que isto está, assim de repente!

12:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ora aqui está um pedido irrecusável, Isabel.
Um beijinho.
Pedro

11:43 da tarde  
Anonymous Afonso Ferreira said...

Já tenho trabalho para o fim-de-semana. Da Isabel todos os pedidos são irrecusáveis... :) abraço

6:01 da tarde  
Blogger Fernando Martins said...

Já te "respondi". Acabou por ser um belo exercício (para quem escreveu e não para quem leia). Vamos lá ver se almoçamos. Para a semana volto às minhas idas para os arquivos, agora que o Paquito já está mais crescido.

11:05 da manhã  
Blogger M Isabel G said...

Boa Fernando:) ainda bem que não estás queixoso.
Almoçamos claro. Larga lá os papelinhos e as caixas:)
O Paquito está praticamente criado eh eh eh eh.
Beijinhos e obrigada

11:28 da manhã  
Blogger M Isabel G said...

Sofia, Afonso e ANa Cláudia (quem diria que Massamá ???)
obrigada
cá fico à espera
um abraço

11:30 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker