sábado, junho 11

Sol em demasia


Invejo-lhes a ligeireza com que as gorduchinhas enfardam, um rim ou modesto jesuíta. Nada de prato de flocos ou papas de farelo; nada disso. Um robusto bolo com molhanga e abatanado para compôr. Um regalo à vista mas um pesadelo calórico (o colesterol é bónus), enquanto eu fico presa aos trambolhos dos genes e à torradinha com pouca manteiga acompanhada de um deslavado iogurte magro com cheirinho a morango. Certo e sabido que qualquer excesso é agravado com o sentimento de culpa, remorsos e arrependimento, disposta a sérias retaliações (cruz na boca) sem pena nem agravo. Invejo-lhes o prazer de pedir uma mousse de chocolate ou um lindo doce de ovos, enquanto me vejo confinada a meia dúzia de rodelas de laranja (com folhinha de hortelã a alindar).
Cobiço as mulheres que cumprem escrupulosamente as orientações da nutricionista, com alimentação a peso e medida, abençoada água, maçãs e lanchinhos repartidos ao longo do dia.
Invejo as desportistas esforçadas em luta constante contra a maldita celulite, flacidez e refegos laterais, em sprints transpirados na passadeira.
Invejo as mais ousadas, indiferentes a malhas apertadas, decotes generosos ou gangas justas, seja em festas cosmopolitas ou traje de passeio, que tudo resolvem com um fecho ou botões bem presos. Ainda há pouco as vi, convidadas do casamento à "saída da noiva" da igreja, roupa modesta ou de marca, pernoca larga e branca, anca sortida, bainha bem subida, costas ao léu, alcinhas felizes, muita carne sem solário, e todas janotas. A algumas ter-lhes-ia sugerido meias de verão, vestidos de meia manga, casaquinho curto ou meia largura a mais de tecido, mas isso são coisas minhas.
Tanta inveja não faz bem à molerinha nem à religião, mas teremos sempre o telemóvel: quem ouve a voz, vê o coração (e o importante é a beleza interior).

2 Comments:

Blogger Joana Mercês said...

Minha querida, eu sou magra mas enfardo (que palavra tão feia :P) bem um jesuita como as gordinha, peço mousse, pudim e tudo que me apetecer ehehe e sem remorsos nenhuns!!! Depois resolvo tudo com uma conversa muito seria entre mim e a bicicleta eheheh

Beijo, e bem que podiamos organizar um encontro de bloguers como em Espanha néee????

9:19 da tarde  
Anonymous Caderno de Sociologia said...

Beleza e interior não serão termos contraditórios e mutuamente exclusivos?
É uma pergunta, e não uma afirmação.

12:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker