sexta-feira, junho 10

Boa noite


À hora a que escrevo este pequeno texto, a banda terminou o seu espectáculo, os homens de fato escuro abandonaram a cidade, os topos de gama sairam a toda a velocidade, desligaram-se os microfones, e a cidade volta ao seu ritmo.
Por umas horas cruzei-me com governantes de fim de época sem a pompa e circunstância de outros tempos, com caras conhecidas de sucessivos regimes, e com muita gente da terra relembrada por um carinho antigo. Confesso que a muitos já me esqueci do nome; todos envelhecemos, seguimos vidas diferentes e os laços que nos uniam foram desaparecendo com o tempo. Resta pois, um carinho antigo.
Julgo que sabem o que me dói, embaraçadas por palavras de circunstâncias e por descobrirem nas minhas feições rostos passados do seu tempo, mas também é assim a gente do interior, pouco efusiva, frugal e generosa.
Espectadora anónima numa cidade engalanada que nunca tinha visto tantas figuras de jornais, também eu hei-de partir carregada de mais um pedaço de uma casa antiga, onde ainda reconheço o cheiro e o toque inevitável das mãos em cuja cartografia me revejo.
E deixo para trás a "aridez das pedras e a verdura dos pinhais", como nas palavras do Presidente. Está certo ao ter afirmado que "é utópico pensar que o desenvolvimento de uma região e o bem-estar das suas populações podem assentar na nostalgia de um tempo que não irá retornar."
Esta cidade já não é a minha; perco-me pelos subúrbios, atravesso túneis e insisto em percorrer unicamente o que conheço. Só na varanda julgo reconhecer os meus passos antigos, mas da janela aberta chega-me a algazarra boçal de uma juventude com pouco siso. Enfim.
É a saudade e a revolta silenciosa de não os ter aqui comigo. Também eles teriam gostado de ouvir a banda tocar e ver a cidade assim engalanada. Da justiça de Deus tenho muitos momentos de dúvida, mas onde anda a justiça dos homens quando precisamos dela?

Discurso do Presidente da República aqui

3 Comments:

Blogger Alexandre Frade Correia said...

clap clap clap...palmas como sempre

3:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Gosto quase sempre do que escreve. Escreve verdadeiro.
VSC

8:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Miss Pearls
Não me vou esforçar, apanho boleia:
"Gosto quase sempre do que escreve, escrve verdadeiro"
Bjs
RM

3:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker