sábado, março 12

Muito gosto

Jessica Mitford (site) Decca

"(...)  Sei que a hipótese de uma solução é arriscada, mas um liberal à moda antiga acredita sempre no indivíduo. Nos partidos, nas escolas, nas empresas, nos media, existem com certeza homens e mulheres indiferentes à letargia e à subserviência. Não falo de condutores do povo (demagogos), falo de acções individuais de pessoas descomprometidas com os aparelhos de dominação política , económica e intelectual. Uma espécie de gente a quem falta uma coisa: ambição de glória.
As grandes mudanças não se fazem por inspiração divina, fazem-se por necessidade"
Filipes Nunes Vicente no Mar Salgado


"(...) Então esta canalha irreverente anda a querer agitação e demonstra falta de respeito? (...)
Repetimos incessantemente essa tensão geracional, um dia acordamos velhos (os que não nasceram já velhos) e o mundo aparece-nos mais desestruturado, mais avacalhado, mais entrópico. A moral parece-nos dissoluta, as certezas parecem esvaídas, refugiamo-nos irreversivelmente na harmonia retrospectiva de lembranças.
Mas não foi tanto o mundo que mudou.
O que mudou fomos nós, estamos velhos, estamos a sair de um mundo que não pára, que não nos isenta, que nos persegue e por fim nos mata e nos substitui, mesmo no interior das mais impregnáveis e ebúrneas torres de menagem." no JANSENISTA
eXTReMe Tracker