sexta-feira, janeiro 29

Início de um trajecto

Decididamente, aquele semáforo odeia-me. Mantenho com aquele sacana uma luta desigual há muitos anos, em que ele sai sempre vencedor. Sabe que não o afronto, não o desafio, conhece-me os hábitos, vê-me à distância e espera por mim para lançar o vermelho mesmo à minha frente. Pressente quando vou atrasada para fazer o número habitual e tenho quase a certeza de tem algum relógio/sensor ligado ao motor da minha viatura, porquanto é de manhã que gosta de exibir o seu ascendente. Ao final da tarde ou à noite mostra-se condescente ou mesmo alheado à minha passagem, exibindo um verde lustroso. Ainda há instantes, com tempo e sem hora marcada, lá estava ele a dar-me passagem, solidário em verde esperança.
Por vezes, ao virar da curva, apanho-o desprevenido, a simular cooperação e tento acelar um pouco para apanhar essa onda de boa-vontade. Por vezes, está quase, quase, mas lá está um miserável em segunda fila a tratar da vida no banco da esquina e a lixar o trajecto a quem passa. A policia pactua com aquela pouca vergonha, bem os vejo passar na fila contrária, mas nada faz. A cambada egoísta e indisciplinada anda a tratar da vida, os outros que se apertem em fila única que demora a escoar e eu fartinha disto tudo, de gente indiferente e mal educada. Ganham os piores, pelo menos não perdem tempo.
Amanhã, lá estará de novo o semáforo e eu, entricheirada, que ninguém me ouve, vou fazendo contas à vida e ao dia que começa, com expectativas alegres ou nem por isso. Já me viu desiludida, doente, com o coração apertado, de meias finas, sem meias, de saltos altos, furiosa ou benovelente com a Humanidade. O que o semáforo desconhece é que por vezes nem dou por ele em manhãs felizes, perfumadas, faça chuva ou faça sol, que passem, que passem todos, desde que eu chegue, desde que cheguemos.
Pensando melhor, amanhã tanto me faz o verde, o vermelho ou o intermitente de avaria: vou de metro. Há mais vida neste post para além do semáforo.

3 Comments:

Blogger Clara said...

:))

lei de murphy.

9:22 da manhã  
Blogger Kaiser Soze said...

...e o horrível sentimento (para muitos) de que todos os dias é uma volta mais na velha e cansada engrenagem.

10:33 da manhã  
Blogger Annette said...

Babe...não vás...telefona! Espera pelos dias perfumados e de alegria constante...talvez sejam dias de SOL!!!! Bjos

11:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker