sexta-feira, outubro 23

Memórias a P & B

A horas decentes, enquanto as televisões por canal aberto vão debitando novela após novela, só a RTP Memória nos pode valer. As séries à séria hão voltar um pouco mais tarde nos canais por cabo, mas entre um café e a vida em dia, nada como uma programação velhinha recheada de excelentes momentos de televisão. Bem sei que o MacGyver anda de novo no ar, mas venho de uma casa em que aquelas artimanhas, feitas de tanta bricolage, não eram muito apreciadas pela facção feminina, largamente maioritária.
Há uns dias, os adoradores de séries britânicas puderem voltar a ver a vida, obra e amores de Lord Nelson, em episódios relatados por personagens que o acompanharam tanto no mar como em terra. Uma dessas persongens era Frances, a legítima, considerada uma mulher fria e de pouca beleza. Foi a sua última carta dirigida ao marido que o Almirante devolveu com a indicação "Opened by mistake by Lord Nelson, but not read".
Numa das cenas finais, Frances, que se manteve reservada durante toda a sua existência, passeia de barco com Lord Byron, que vai remando no lago. É a ele que Fanny conta parte da sua vida com o Almirante. O poeta pergunta-lhe se houve alguma ocasião em que ela se tenha cruzado com Emma, a outra, cuja relação escandalosa com o seu marido teria feito correr rios e mares de tinta em revistas da especialidade.
Austera mas com alguma ironia, Fanny (creio que desempenhada por Anna Massey) respondeu-lhe que tinha ficado atrás dela no teatro e que, quando Emma se levantou, reparou que ela tinha o cabelo sujo, o que a tinha levado a interrogar-se como seria possível que Lord Nelson estivesse apaixonada por um mulher que não lavava o cabelo.
Eu ligo a estas coisas. São também destes momentos, simples pormenores, que se vai fazendo um final de tarde.

.

Não sei se a série seria I Remember Nelson (1982)

eXTReMe Tracker