quinta-feira, maio 21

Passaporte europeu

Quem me lê, sabe que este blog é muita coisa menos um blog sobre política. Quem me conhece, sabe que a minha guerra é outra, luta antiga com quase com dez anos, sem tréguas nem pacificação. Há muito que perdi o entusiamo pela política, ou melhor, pelos partidos ou, se quiserem, por muita gente que anda nos partidos e em particular no que sempre me revi. É curioso pensar que ainda sou de um tempo anterior aos pavilhões multi-usos, em que os comicíos fundacionais eram feitos em barracões de zinco, como os da minha cidade província e recordo-me como ouviamos aqueles homens e aquelas mulheres, em tempos de coragem, euforia e alegria. Com a graça de Deus, esse tempo desapareceu e deu lugar a outro, mais cínico, apetecível e tantas vezes lucrativo, que repudio e me desilude. Isto tudo a propósito do convite que me fizeram para escrever (ou tentar escrever) num blogue de apoio ao Paulo Rangel para as eleições europeias, ao qual acedi com gosto. Sublinho eleições europeias e Paulo Rangel porque é isso que me interessa de momento. Como referiu o Pedro Mexia na apresentação do livro "O estado do Estado", Rangel tem uma lucidez que lhe vem do estudo e não do entusiasmo. Isso agrada-me. Mas agradou-me mais ainda quando o autor do livro referiu algo como: "Estão aqui pessoas que conheço, mas fico mais feliz por não conhecer muita gente que aqui está." Pareceu-me um bom sinal haver gente como eu, que ali estive sem o conhecer e saí tão anonimamente como entrei. Desejo-lhe boa sorte e espero dele a sensatez e a sobriedade que os tempos exigem. Tenho portanto, aqui no meu blogue, um post sobre algo a que só vagamente lhe poderia chamar de política. Isso deve ser coisa que exige muita prática e, desgraçadamente, na maior parte das vezes, muita lata.

2 Comments:

Blogger João Villalobos said...

E começas quando, hem? Bjs :)

3:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

cito: "uma lucidez que lhe vem do estudo e não do entusiasmo"

desculpe o anonimato, mas é o k tenho à mão: independentemente de Rangel ou do k seja, políticas à parte, igual ao litro, qual o problema de uma "lucidez" que proceda do "entusiasmo" e não do "estudo"?

6:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker