quinta-feira, abril 23

Dia Mundial do Livro

Conforme relata o jornal Público de hoje, " a UNESCO escolheu o dia 23 de Abril para festejar o livro por se tratar de um dia emblemático para a literatura mundial. Foi a 23 de Abril que, em 1616, morreu Miguel de Cervantes e que, em 1899, nasceu Vladimir Nabokov. Neste mesmo dia também nasceu e morreu William Shakespeare, entre outros nomes que povoam as nossas estantes."
Pois comemora-se hoje o Dia Mundial do Livro e eu, ingrata, não dava nota dessa efeméride no meu blog. E já que estamos aqui, deixo uma imagem do estado de desmazelo em que se encontram alguns (poucos) livros que tenho. Penso sempre que precisam de ser arrumados, mas ponho-me a imaginar qual a ordem em que os vou dispor, e passa-me logo a vontade.
Confesso que são poucos os livros que vou guardando, caoticamente empoleirados em estantes. Acredito que os livros particulares servem para ler, trocar e oferecer. Para os guardar, conservar e emprestar, existem excelentes instituições, que não a minha sala ou o meu quarto.
Literalmente e com grande prazer, todos os dias é dia "do livro, esse grande objecto" (artigo que escrevi para a Revista Atlântico).

3 Comments:

Blogger Jansenista said...

Um pequenino esclarecimento à propos, lá no Ashram.
Vénias,
Jansenista

7:02 da manhã  
Anonymous Maria João Marques said...

Já eu sou o contrário. Não tenho ideia de outros objectos com que seja tão possessiva como com os livros. Odeio emprestá-los (prefiro comprar e oferecer às pessoas que os querem ler), assino-os, gosto de os ver marcados pela leitura e de vez em quando retiro-os das estantes fechadas (para não apanharem pó) e mexo-lhes um bocadinho. Cada um tem direito às suas loucuras...

Beijinho, Isabel!

1:06 da manhã  
Blogger M Isabel G said...

Obrigada pelo seu esclarecimento, caro Jansenista

Olá querida M. João,
Eu fui bibliotecária vários anos numa biblioteca pública. Ganhei o vício de emprestar livros e agora, noutra biblioteca, apanhei o vício de os conservar:)
Mas os meus, ofereço-os todos a outras bibliotecas. Dá-me mesmo uma grande felicidade oferecê-los. Se precisar de os ler de novo sei onde os encontrar

Um grande beijinho

1:17 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker