A EPHEMERA- Biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira faz, naturalmente, as delícias de qualquer bibliotecário. Único no país, funciona como uma espécie de memorabilia de um tempo histórico recente que ainda se mantém na memória de muitos que o presenciaram ou viveram.
Com algum tempo ainda irei descobrir restos da minhas recordações desses tempos de juventude em que estivemos em lados opostos da "barricada", como os emblemas cromados de alfinete (anteriores aos modernos pins), comunicados mal amanhados de eleições de estudantes, cartazes assinados pelos fundadores, fotografias de comícios, tshirts pintadas à mão (as setas não eram fáceis de desenhar) entre outros objectos que o espaço levou. No fundo, agora são só objectos que só ganham "valor" quando divulgados e que a minha descrença na política e nos partidos me fizeram esquecer.
Já agora, uma sugestão: certamente já terá ouvido falar de metadados. Seria fantástico poder recuperar cada um desses objectos digitais, criando dados sobre esses dados.
1 Comments:
E que vivas e presentes estas memórias se estão a tornar dia após dia, Isabel.
Enviar um comentário
<< Home