quarta-feira, fevereiro 4

Aqui tão perto

Sou pouco dada a choros públicos e assim que pressinto uma desgraça, fujo dela como o Maomé do toucinho. As tragédias, as lágrimas e os desgostos ficam à porta fechada, ou melhor, fica aberta aos que partilham conosco os mesmos sentimentos ou entreaberta a quem respeita as nossas fragilidades, que são poucos.
Mas a verdade é que nem sempre as emoções se podem evitar. Não falo da lagrimita fácil do filme piegas (quase sempre devido à pdi, leia-se identificação), mas à vida dorida que nos entra em casa, desgraças alheias que a televisão nos relata, como a miséria dos velhos agredidos pelos filhos ou o desempregado de meia idade sem futuro nem dinheiro.
São reportagens da vidas dos velhos a quem a nora bate, o neto rouba, o filho humilha "Ninguém nos liga, sabe como é as terras de província... O meu filho encostou-me o pé ao peito e eu gritava não me faças mal, não me faça mal... apanhou-me o livro de cheques e levantou 600 contos....que faço? mando prender o meu filho?... que ando cá a fazer?". E no meio de tanta miséria, vão surgindo criaturas bondosas com um saco de pão ou palavras amáveis. Gente anónima sem prebendas nem condecorações, tão anónima como os velhos a quem ajeitam as camas.
É a tragédia do desempregado da indústria local, um emprego vivido até ao fim como um homem sério, a quem perguntam ter valido a pena a seriedade e que, de lágrimas nos olhos responde que não. Tem uma grande mulher, desabafa com comoção.
São as desgraças de um país aqui tão perto, ao virar da esquina, como o jovem que tirou da mãos do homem que fazia a distribuição, a caixa que este mal podia suportar.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ai Isabel que me deixou também com lágrimas nos olhos, pela cara abaixo, no coração. Que tempos difíceis vivemos!
Bjs. Helena CM

3:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caríssima Vizinha,

Ainda no que toca a PDI - e eu tomo o seu caso como um bom exemplo - há pessoas que são como o Vinho do Porto isto é melhoram com a idade...

Respeitosos cumprimentos,

4:03 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

É verdade amiga Helena,
Tantas familias cheias de problemas.

Vizinho
Obrigada:) tomara que fosse verdade.
PAra fugir às evidência PDI - o "i" é de identificação e não de "idade" :)

7:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker