Esqueça o subprime, a crise, a carestia da vida e o Efeito Bradley e vá passar uns momentos hilariantes a Bergues com os ch'tis. À semelhança com o que aconteceu com o novo chefe de correios desta simpática localidade, será também Bienvenu chez les ch'tis.
Uma falcatrua no pedido de transferência ao dar-se como deficiente, valeu-lhe o "desterro" para uma estação de correios bem diferente da que tanto suspirava, em clima ameno com vistas para o mar, a troco da salvação do seu casamento e do fim da depressão da mulher.
Antes de embarcar para o exílio ia preparado para o pior: gelo, neve, frio ártico e gente rústica de linguajar incompreensível. Porém, foi recebido com enorme generosidade, rodeado por pessoas amáveis e simples, tendo-se rapidamente tornado amigo dos carteiros e dos restantes funcionários dos correios, com quem passava momentos fantásticos. Entretanto, quanto mais se enreda numa teia de mentiras fingindo um terrível isolamento, mais a mulher se aproxima dele e descobre que foi necessário sair para se voltarem a encontrar.
Experimente trocar os "cês" por "xis" , ou pronunciar o k em vez de ch (e vice versa) e estará a falar como os ch´tis:
Chalut les Ch'tis ! Cha va biloute ?! Heiin !!!
1 Comments:
Já vi e é de facto brilhante!
Enviar um comentário
<< Home