sábado, março 22

A sala de aula mais conhecida do país

Até ao final da tarde de ontem, o jornal Público tinha 1100 comentários à notícia sobre o telemóvel mais conhecido do país, em particular sobre a estrela do momento, cuja fama saltou da sala de aula e pôs todo o país a falar no assunto. Juro que a primeira vez que vi o video nem queria acreditar no que estava a ver.
Segundo o artigo do Público "ninguém sai bem visto, com a culpa distribuída pela aluna, pela DREN, Ministra da Educação, passando pela professora e pelos "paizinhos". Há quem defenda a expulsão da aluna, dias de suspensão, sugira o trabalho comunitário "manutenção da limpeza de todas as salas ou de todos os w.c." ou proponha um bom par de tabefes. O novo Estatuto do Aluno é alvo de muitas criticas, pois "não distingue faltas por doença de faltas por cabulice (apenas nos números, não nos efeitos), outra leitora interroga-se sobre a pena máxima a que se deve sujeitar a aluna :"Dez dias de suspensão, que não têm nenhum efeito penalizador porque já nem sequer se reprova por faltas! [...] À luz do novo estatuto do aluno provavelmente ainda terá direito a uma prova de recuperação por ter estado dez dias ausente das aulas". As queixas sobre o ensino público também lá estão, com um leitor a afirmar "Não faço férias, mas também os meus filhos não são educados na selva do ensino oficial!".
A avaliar pelo grande número de criticas, os "paizinhos" também têm culpas no cartório ao "demitirem-se do seu papel de educadores e esperarem que a escola os substitua, porque mimam demasiado os filhos, porque justificam e chegam até a defender comportamentos deste tipo." São também acusados de não comparecerem nas reuniões nem nas horas do atendimento.
E claro, "o país leva de todos os lados", sendo a expressão "República das bananas" a mais usada.
"Para terminar, o futuro (pouco risonho) visto por Rui Zink: "Muito mais tristes do que a rapariga na imagem são os comentários e os risos dos seus coleguinhas. Quando forem grandes vão de certeza ser Portugueses. Na volta, se calhar, já são".

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Começam-se a complementar as notícias: hoje a de Tarouca.
Desta feita dois pequenos petizes desancam à tareia duas funcionárias...
Há muito que é assim, valham-nos os media para alguma coisa, ao menos para mostrar aquilo que todos sabemos e nada fazemos, que é mesmo real!

Bem "postado" o tema!
Diva

1:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker