sábado, janeiro 19

Espada, florete e sabre (2)

Como prometi, aqui vai uma prosa simples sobre esgrima, ou melhor, tudo o que sei sobre esgrima, a partir do pouco que li e dos torneios que tenho visto episodicamente na televisão. Devo acrescentar que nunca pratiquei este desporto (lá na minha cidade só tardiamente apareceu um ginásio coberto) mas acredito que haja por aqui quem o pratique ou o aprecie. Portanto, no caso de surgir alguma asneira, as minhas desculpas.
Talvez comece pelo kendo, uma arte marcial milenar baseada nos valores tradicionais dos samurais, que julgo ser muito mais do que um mero combate ou um desporto competitivo.Tem sobretudo a ver com a formação do carácter, cortesia, honra e sinceridade. Coisas dos orientais, como se vê (ou não se vê).
À semelhança da esgrima, desenvolve a parte física, concentração mental, coordenação de movimentos, velocidade, agilidade e sentido da oportunidade. E para além dos filmes do Kurosawa, nada mais sei sobre o assunto.

6 Comments:

Blogger Maria Manuela said...

As coisas que esta sra. sabe....

9:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Agora é tarde Miss Pearls... começou pelo Kendo, e os seus devotados leitores aceitam (mais ou menos... risos) a desculpa que pouco sabe sobre essa arte de bem cortar com os olhos em bico. Mas não pense que sai assim em retirada e à francesa, que estamos todos à espera de lermos as suas prosas sobre esgrima. En garde Mademoiselle...

6:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Começou pelo Kendo, essa nobre arte de bem cortar com os olhos em bico, mas os seus devotados leitores não aceitam que bata em retirada, à francesa, sem antes lerem as suas prometidas crónicas sobre esgrima. En garde Mademoiselle... (risos)

6:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ups, sorry... sorry duas vezes. Primeiro porque pensei que o comentário não tinha sido enviado e dá a sensação que não estou muito bom da cabeça; e segundo porque o hábito de começar a ler pelo fim (oh diabo, não devo estar mesmo bom da cabeça), levou-me a cometer uma imperdoável (?) injustiça. A senhora não saiu em retirada, deu início às prosas sobre esgrima e eu passei por tolo. Aceite as minhas desculpas Miss Pearls.

12:27 da manhã  
Blogger M Isabel G said...

Mike:
Não tem nada que se desculpa :)

Maria:
É tudo o que sei sobre isto :)

2:35 da manhã  
Blogger Uptown said...

Eu pratiquei esgrima durante vários anos, chegando mesmo a ser campea nacional indidualmente e por equipas. Fico contente que se preste atençao a este desporto e à sua beleza....

2:49 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker