Cecilia, you broke my heart
Em 11 de Maio desde ano escrevi este post. Cecilia, Primeira Dama de França durante 156 dias, "affirme voir "tout essayé" avec son ex-mari pour relancer leur couple mais que ce n'était "plus possible".
Já anteriormente Sarkozy tinha confessado « Au fond, Cécilia, c'est mon seul souci. » Está na sua natureza: "Profondément affectée par la controverse sur son action en Libye, elle confie à une amie : « On veut que je sois dans le moule. Moi, je veux être libre. » Sa détermination « bluffe » hors tous ses proches. Ni le poids des institutions, ni les convenances ne la dévieront de son objectif. À l'Élysée, l'atmosphère devient irrespirable."
Um processo irrepreensível, silêncio de ambas as partes (como convém) e bonne chance.
Cecilia, you’re breaking my heart*
Chama-se Cecilia, a mulher do Presidente Sarkozy e confesso que nunca a tinha visto nem mais gorda nem mais magra. Porém, chamou-me a atenção aquela mulher elegante e interessante (adjectivo com que as mulheres são geralmente tratadas pelos homens depois de passarem a idade de serem giras) que no dia das eleições esteve ao lado do marido.
Parece que nem sempre foi assim, o que lhe valeu uma capa da Paris Match e a fúria de Nicolas que processou a revista, tendo ganho o processo e um euro a título de indemnização. No entanto, tudo terminou bem e passados alguns meses Cecilia voltaria para a Place Beauvau. Apesar de ter estado ausente durante toda a campanha, as revistas mantiveram-se silenciosas: a lei francesa proíbe a intromissão na vida privada mesmo das personagens públicas.
Uma vida cheia de grandes amores, teve Cecilia: o primeiro marido vinte e quatro anos mais velho, dois filhos, um político em ascensão e outro filho. Segundo afirmou "J'ai envie de ne plus avoir besoin de me justifier, de m'installer, d'avoir une étiquette.» Silenciosa, poderosa (trabalhou sempre junto ao marido) e determinada, Cecilia é uma ex-modelo que foi anteriormente casada com um munícipe de Sarkozy. Conta a lenda que quando Nicolas os casou terá pensado: "esta há-de ser minha!". E assim foi.
Cécilia María Sara Isabel é uma mulher forte por detrás de Sarko. Discretamente, geriu a imagem do marido no congresso de 14 de janeiro e depois saiu de cena. A sua presença poderia, de forma inoportuna, fazer recordar a crise conjugal que terão tido em 2005. Os jornais referem que partiu para NY, deixando para trás um marido infeliz (isto sou eu a fazer romance ou talvez não).Mas as coisas tiveram um final feliz ou eu não estaria a escrever este post.
Corre nos mentideros que ela não se adequa ao lugar de Primeira-Dama. Dizem que é pouco convencional : "Je ne me vois pas en first lady. Cela me rase. Je ne suis pas politiquement correcte : je me balade en jean, en treillis ou en santiags. Je ne rentre pas dans le moule".
Pois eu acho que não têm razão e que o Eliseu vai ficar muito elegante mesmo sem chás de caridade. Cecilia é uma mulher inteligente. Saberá certamente que se acabaram os "estados de alma" e já agora, um conselho amigo: quando lhe apetecer fazer jogging, os jardins de Paris servem tão bem como o Central Park.
Bonne chance e espero que venha por cá um dia.
*Cecilia, you’re breaking my heart-Simon & Garfunkel
(post baseado em diversos jornais estrangeiros )
1 Comments:
Simpatizo desde já com Cecília!Uma "enfant terrible".
Quanto à utilização que fiz das suas crónicas espero que não tenha levado a mal o facto de as usar para, numa sequência de posts, expor o meu ponto de vista sobre o mundo da moda em Portugal.
Em "still love you like that" acho que clarifiquei devidamente o que penso e o que sinto.
Cumprimentos,
Ana Ab.
Enviar um comentário
<< Home