sábado, outubro 20

Cecilia, you broke my heart


Em 11 de Maio desde ano escrevi este post. Cecilia, Primeira Dama de França durante 156 dias, "affirme voir "tout essayé" avec son ex-mari pour relancer leur couple mais que ce n'était "plus possible".

Já anteriormente Sarkozy tinha confessado « Au fond, Cécilia, c'est mon seul souci. » Está na sua natureza: "Profondément affectée par la controverse sur son action en Libye, elle confie à une amie : « On veut que je sois dans le moule. Moi, je veux être libre. » Sa détermination « bluffe » hors tous ses proches. Ni le poids des institutions, ni les convenances ne la dévieront de son objectif. À l'Élysée, l'atmosphère devient irrespirable."

Um processo irrepreensível, silêncio de ambas as partes (como convém) e bonne chance.

Cecilia, you’re breaking my heart*
Chama-se Cecilia, a mulher do Presidente Sarkozy e confesso que nunca a tinha visto nem mais gorda nem mais magra. Porém, chamou-me a atenção aquela mulher elegante e interessante (adjectivo com que as mulheres são geralmente tratadas pelos homens depois de passarem a idade de serem giras) que no dia das eleições esteve ao lado do marido.
Parece que nem sempre foi assim, o que lhe valeu uma capa da Paris Match e a fúria de Nicolas que processou a revista, tendo ganho o processo e um euro a título de indemnização. No entanto, tudo terminou bem e passados alguns meses Cecilia voltaria para a Place Beauvau. Apesar de ter estado ausente durante toda a campanha, as revistas mantiveram-se silenciosas: a lei francesa proíbe a intromissão na vida privada mesmo das personagens públicas.
Uma vida cheia de grandes amores, teve Cecilia: o primeiro marido vinte e quatro anos mais velho, dois filhos, um político em ascensão e outro filho. Segundo afirmou "J'ai envie de ne plus avoir besoin de me justifier, de m'installer, d'avoir une étiquette.» Silenciosa, poderosa (trabalhou sempre junto ao marido) e determinada, Cecilia é uma ex-modelo que foi anteriormente casada com um munícipe de Sarkozy. Conta a lenda que quando Nicolas os casou terá pensado: "esta há-de ser minha!". E assim foi.

Cécilia María Sara Isabel é uma mulher forte por detrás de Sarko. Discretamente, geriu a imagem do marido no congresso de 14 de janeiro e depois saiu de cena. A sua presença poderia, de forma inoportuna, fazer recordar a crise conjugal que terão tido em 2005. Os jornais referem que partiu para NY, deixando para trás um marido infeliz (isto sou eu a fazer romance ou talvez não).Mas as coisas tiveram um final feliz ou eu não estaria a escrever este post.

Corre nos mentideros que ela não se adequa ao lugar de Primeira-Dama. Dizem que é pouco convencional : "Je ne me vois pas en first lady. Cela me rase. Je ne suis pas politiquement correcte : je me balade en jean, en treillis ou en santiags. Je ne rentre pas dans le moule".
Pois eu acho que não têm razão e que o Eliseu vai ficar muito elegante mesmo sem chás de caridade. Cecilia é uma mulher inteligente. Saberá certamente que se acabaram os "estados de alma" e já agora, um conselho amigo: quando lhe apetecer fazer jogging, os jardins de Paris servem tão bem como o Central Park.
Bonne chance e espero que venha por cá um dia.

*Cecilia, you’re breaking my heart-Simon & Garfunkel
(post baseado em diversos jornais estrangeiros )

Fotografias

(video com música desnecessariamente jocosa)

1 Comments:

Blogger [A] said...

Simpatizo desde já com Cecília!Uma "enfant terrible".



Quanto à utilização que fiz das suas crónicas espero que não tenha levado a mal o facto de as usar para, numa sequência de posts, expor o meu ponto de vista sobre o mundo da moda em Portugal.

Em "still love you like that" acho que clarifiquei devidamente o que penso e o que sinto.

Cumprimentos,
Ana Ab.

3:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker