Sobre o anónimo e injúria
Outrora eram as pinchagens nas portas, os sussurros escarninhos latindo nas vielas, as cartas para os irmãos do Santo Ofício. Ódios interiores que se consomem no brando lume do despeito, denunciantes e escrevinhadores de bilhetes anónimos; eis o retrato da cobardia anónima. O anónimo é, quase sempre, um ser atormentado que busca na ofensa causada a terceiros a desforra pela frustração de se ver sempre preterido e esquecido. A Internet facultou-lhe, agora, um terreno fértil: aqui um "recadinho", ali uma insinuação, acolá uma difamaçãozinha. Incapaz de se desvelar, vive intensamente na expectativa de causar perturbação. Trabalho baldado. A venenosa mensagem aterra num post, é lida com comiseração, e logo atirada para o lixo. Pura perda de tempo para o anónimo e grande satisfação para quem, sabendo-se alvo de inveja, acrescenta uns pontos à auto-estima.
6 Comments:
Cara Miss Pearls
Esta caixa, tão franca, pode suscitar o tipo de comentário hostil de que fala; mas permite também uma aproximação discreta com outro tipo de anonimato (o cordial) de quem não pretende (de todo) inscrever-se no blogger.
Todavia, conheço outro modelo de caixa, igualmente aberta, que exige o email do utilizador, mas garante a sua confidencialidade - é, de longe, o meu preferido, pq dou-me a conhecer apenas ao autor do blog.
Que lhe parece desta possibilidade?
Lembranças.
Agora também ando com um que anonimamente critica os meus «poemas fofinhos». Enfim...só não entendo a falta de tom.... para assumir a crítica desta gente. Como se eu fosse vingar-me falando dele aos meus amigos da Mafia do Leste ;)
É, há sempre um mabeco a rosnar de raiva e roído de inveja.
O anónimo é (quase) sempre gente que não interessa a ninguém e que merece permanecer no espaço que ocupa: o do anonimato.
Se em casa usamos aspirador para reduzir o número de ácaros, porque não fazê-lo aqui também nestas casas virtuais? Por mim, lá no meu cantinho vou limpando as revoadas de ácaros e lêndeas e similares que aparecem por lá de vez em quando. Delete... et voilà!
Não é à toa que muita gente hesita ou mesmo recusa a ideia da caixa de comentários no blog.
Enviar um comentário
<< Home