sexta-feira, janeiro 27

Maldita nicotina

Tinha prometido a mim mesma deixar de fumar quando o tabaco aumentasse. Guardo comigo um pequeno recorte de revista com a marca de um qualquer produto, em que a minha mãe escreveu: "Para deixar de fumar". Cada vez que abro a carteira vejo o papel e digo que há-de ser amanhã. Quando passo numa das avenidas de Lisboa vejo uma placa com "não fumo mais" e um número de telefone. Tudo sinais que servem para avivar a minha falta de disciplina, vontade e amor próprio. Sim, porque quem se estima obviamente não pega num cigarro. Que me lembre, já fiz duas cobardes tentativas para largar o vício. Hoje fui à farmácia informar-me sobre os produtos e constatei que material não falta: substitutos de nicotina em forma de cigarros, pensos e comprimidos. Ainda tive a ousadia de perguntar se não havia chás e xaropes. Pois, é que se houvesse em chá, eu teria comprado na altura, claro. O empregado não achou muita graça e deve ter pensado "olha outra sem vontade e a empatar a clientela". Nunca me posso esquecer de uma cena humillhante que se passou há cerca de dois anos no mini-aeroporto de Lubliana: um cubículo envidraçado, completamente enevoado e quatro palermas lá dentro na fumaça (só de me lembrar disto tenho que acender um cigarro). Recordo-me de ter pensado que tinha que acabar com estas figuras miseráveis. Infelizmente aquilo passou-me depressa. Toda a papelada que me deram tem a advertência de que se pode aumentar de peso. Se conseguir deixar de fumar, fico com pulmões melhores mas semelhante a letras large sem caber num post.

18 Comments:

Blogger M Isabel G said...

Uma chatice, é o que é :(

3:31 da tarde  
Blogger João Amaro Correia said...

promneti o mesmo a mim: deixar de fumar quando aumentar... a ver vamos. é duro, mas pelo menos já faço piscina!

3:45 da tarde  
Blogger Cláudia [ACV] said...

Eu cá fumo um cigarro agora, outro daqui a quinze dias, Miss Pearls, o que para além de fazer mal à mesma é, sobretudo, ridículo.
Dentre as minhas compulsões, a mais parva e aparentemente inofensiva (e a mais...beirã)é comer pão. Qualquer dia não passo pela porta do "planeta".

3:45 da tarde  
Blogger João Villalobos said...

Uma sugestão para melhorar pelo menos as manhãs: beber um copo com água logo ao acordar. Anula a vontade de fumar nas primeiras horas do dia.

3:55 da tarde  
Blogger Serras said...

2 anos e meio depois ainda me apetece fumar. No meu caso, foi apenas assumir que sou um viciado e meter na cabeça que nunca mais vou tocar num cigarro. Simples? Não. A capacidade de dizer não nunca é simples.

Ah, é verdade. Os adesivos ajudam numa primeira fase. Boa sorte.

4:03 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

Ana Cláudia,
QUe raio de vício apanhámos lá nas berças. Tens toda a razão. Mas nada de paposeco: pão de mistura :)

DSL:
Não diga mais, please. Poupe-me.

João,
Pois. Isso tb vem lá nos papeis. E parece que a vontade de fumar dá sede (além da fome).

João,
Com que então um atleta!!! A comer bacalhau com migas? :)

4:17 da tarde  
Blogger João Villalobos said...

Bacalhau com migas?! Atleta!? Que João é esse? As fontes não me parecem credíveis ;)

4:28 da tarde  
Blogger Marta said...

O sr. jMAC tinha deixado de fumar, anunciou-o ao mundo no Blog mas a fraqueza do vício da nicotina venceu-o! Antes da passagem de ano disse em bom som, para quem estava no "palacete classe média remediada" do Príncipe Real, que "para o ano já não fumo"!Entretanto o ano já passou e fevereiro aproxima-se e o tabaco ainda é inalado!

4:46 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

É o JMAC ali em cima, o João Miguel, adorador de bacalhau com migas e tarte de maçã e pelos vistos, um esforçado desportista :)

4:47 da tarde  
Blogger 100nada said...

João Villalobos: lamento informar que nem sempre isso resulta. O meu pequeno almoço consiste em duas torradas com manteiga e um copázio de água (enquanto engulo os 600mg de vitamina C) de, pelo menos, 250 ml. Seguidos de uma bela bica e um cigarro que me sabe mesmo bem. :) Tudo isto antes do duche.

Miss Pearls, vinha aqui tentar deixar um comentário num post abaixo, que muito me tem intrigado, mas acabei por parar aqui primeiro. Já lá vou. :)

4:48 da tarde  
Blogger 100nada said...

Pois é, não se consegue comentar esse post, deixo aqui. É sobre o Fim de Tarde VI: tenho gostado imenso de cá voltar para reler a última frase...;))))

4:51 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

Querida Cate,
Estás a referir-te à minha tentativa literária de elipse ? eh eh he :)
Tu, minha amiga que sabes escrever,como acabarias o post? Vá lá, tenta escrever uma frase.
Gosto tanto de te ver por aqui :)

4:59 da tarde  
Blogger 100nada said...

Mas eu venho sempre aqui. :)
Não faço ideia como o acabaria (um dia inteiro a ler para mim é um luxo...;))! Mas que tenho achado imensa piada a um post com variações, tenho. :)
bejinhos.

5:03 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

Obrigada Cate dear :)

5:09 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

Marta

Tens que dar ao João Miguel comida de hospital: peixe cozido e frango "corado".
É que não o achei nada mais magro :)
Mas se ele me perguntar eu digo que sim, que já se notam as "piscinas" :)

5:12 da tarde  
Blogger Sílvia said...

Eu deixei de fumar há 6 anos. Não usei absolutamente nada para compensar, nem para me distraír. Apenas força de vontade.
Quanto ao problema de peso, eu continuo entre o 50-53 kg e como tudo o que me apetece. Ok, agora podem cair-me em cima...

7:06 da tarde  
Blogger AS said...

Não se mace com isso... A única altura para o fazer é quando tiver mesmo vontade de deixar de fumar. Até lá... E só por falar nisso, acabei de acender um... Os blogues dão muita vontade de fumar (e de beber e comer, já agora).

7:07 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

AS,
Olá,
Mas que surpresa!
Por falar nisso comi uma bolacha e acendi um cigarro :)

ASriel,
Só bons conselhos....e não é nada betinho. è mesmo muito corajoso, ora essa.

Silvia,
:)

12:32 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker